Contos sobre tela

Contos sobre tela Marcelo Moutinho


Compartilhe


Contos sobre tela





Ferreira Gullar afirmou certa vez que a riqueza de uma literatura se intensifica à medida que se multiplicam as suas vozes interiores. O poeta referia-se a uma espécie de murmúrio que parece não pertencer ao narrador e, embora quase inaudível, pode ser notado pelo leitor atento. Pois o que a Pinakotheke propôs a mim e aos outros quinze autores neste livro foi justamente buscar na voz de alguns dos mais célebres artistas plásticos brasileiros – e a voz de um artista é sobretudo sua obra - o substrato para imaginar pequenas narrativas.



A idéia, advirta-se, não sugeria que desfilássemos conhecimento específico sobre o tema, nem a formulação de estudos travestidos de ficção. Pelo contrário: o que deveria nos mover era basicamente a fruição estética que, para além de escolas, contextos e discussões teóricas, cimenta a essência da arte. Os contos aqui reunidos procuram, portanto, exprimir em palavras os sentimentos e os sentidos (ou, ainda, a falta deles) de pinturas, gravuras e esculturas, selecionadas conforme a simples afeição de cada um. Do figurativo ao abstrato, do clássico ao contemporâneo.



Na difícil tarefa de escolher os escritores, tentamos apenas apresentar um recorte – entre tantos possíveis – sobre uma literatura brasileira que, ainda muito distante do cânone, tem conseguido demonstrar vitalidade. São autores de cantos diversos do país, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul, de São Paulo à Paraíba, passando pela Bahia, que promovem um diálogo criativo entre as expressões visual e escrita, explorando as múltiplas potências que uma obra plástica comporta e apresentando um mosaico de tramas e estilos cujo único traço em comum é, paradoxalmente, a diversidade.



Além de mim, que escrevi meu conto inspirado num quadro de Iberê Camargo, estão no livro Adriana Lunardi (Pedro Weingartnet), Ana Paula Maia (Goeldi), Antônio Mariano (Pedro Américo), Arnaldo Bloch (Gonçalo Ivo), Bianca Ramoneda (Waltércio Caldas), Diana de Hollanda (Ismael Nery), Fabrício Carpinejar (Guignard), Flávio Izhaki (Di Cavalcanti), Ivana Arruda Leite (Pancetti), João Filho (Rubem Grilo), João Anzanello Carrascoza (Raimundo Cela), João Paulo Cuenca (Leonilson), Luciano Trigo (Adriana Varejão), Nelson de Oliveira (Cândido Portinari) e Pedro Sussekind (Milton Dacosta).



Terrível e sublime, linear e fragmentário, delicado e feroz, sagrado e profano. Em permanente tensão, essas (e outras) dicotomias se amalgamam nestes Contos sobre tela, que evocam a arte para falar da arte. E toda evocação da arte é também uma evocação da vida.



Marcelo Moutinho (organizador)

Edições (1)

ver mais
Contos sobre tela

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam2
Avaliações 3.7 / 12
5
ranking 17
17%
4
ranking 58
58%
3
ranking 8
8%
2
ranking 17
17%
1
ranking 0
0%

37%

63%

MarceloMoutinho
cadastrou em:
18/03/2009 13:43:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR