Cortejo em abril

Cortejo em abril Zulmira Ribeiro Tavares


Compartilhe


Cortejo em abril





Neste volume, uma coletânea de prosa de ficção: textos concisos, provocadores e de fino humor, fortemente ligados ao universo de São Paulo, característicos da obra de Zulmira Ribeiro Tavares.
Escritora que sabe como ninguém investigar o detalhe para revelar realidades muito complexas, Zulmira conduz esses textos por um percurso que vai do particular para o geral e que se mostra eficaz na função de desvendar significados. Cada um deles se torna, ao final, um artefato literário inteiramente revestido de inteligência e inventividade.
Uma das narrativas recria certo dia de abril de 1985. O personagem chamado Consertador de Tudo cumpre suas tarefas cotidianas: deve visitar um cliente, fazer um conserto.
Antes, no parque do Ibirapuera, assiste à passagem do cortejo fúnebre de Tancredo Neves. As características do acontecimento e as nuances da reação do público adquirem poder de impacto quando o episódio é visto em refração na sensibilidade do Consertador, um cidadão sem relevância, imerso em tarefas pontuais e pequenos fatos privados circunscritos à experiência doméstica.
A paulista Zulmira Ribeiro Tavares é pesquisadora e professora de cinema, atualmente integra o conselho da Cinemateca Brasileira.
Sua ficção já recebeu diversos prêmios, como o de revelação da APCA, por "Termos de Comparação", e, em 1990, o Jabuti pelo romance "Jóias de Família".

Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Cortejo em abril

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam2
Avaliações 3.4 / 15
5
ranking 20
20%
4
ranking 33
33%
3
ranking 20
20%
2
ranking 27
27%
1
ranking 0
0%

45%

55%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR