Em 1954, Marshall McLuhan publicou Counterblast, um manifesto com a capa azul bebê riscada com tipografia preta horizontal, em reação à primeira edição da Blast com a capa magenta chocante riscada com tipografia preta oblíqua. Blast foi a revista literária do movimento Vorticista iniciada pelo escritor, pintor, ensaísta e crítico Lewis Wyndham (1884-1957) que influenciou fortemente (em negativo) a obra e pensamento de Marshall McLuhan. Duas edições da Blast apareceram no total, a primeira em junho de 1914 e a segunda em julho de 1915. Em The Mechanical Bride (1951), Marshall McLuhan já se recusou a usar um tom moralizante característico de Lewis, embora concordasse com ele nas críticas de os efeitos debilitantes da propaganda. Com Counterblast, ele busca sacudir a cidade de Toronto presa em hipocrisia, complacência e letargia espiritual. A chave para entender o Counterblast não está em desconstruir o Blast, de Lewis, mas em articular a necessidade de um contra-ambiente como um meio de perceber os ambientes dominantes que passam completamente despercebidos e que são a base de todas as sociedades e todas as culturas em seu complexo relação com as tecnologias emergentes.
Comunicação / História Geral