Curso Bíblico Mater Ecclesiae

Curso Bíblico Mater Ecclesiae Dom Estêvão Bettencourt; Maria de Lourdes Corrêa Lima


Compartilhe


Curso Bíblico Mater Ecclesiae





O Curso Bíblico, elaborado há anos por Dom Estêvão Bettencourt, tem sido indispensável a tantas gerações daqueles que procuram uma sólida formação na fé da Igreja. De acordo com o desejo do próprio Dom Estêvão, foi profundamente reelaborado e atualizado, quanto aos ganhos da exegese e teologia mais recentes, por Maria de Lourdes C. Lima, cuja competência exegética e abertura teológica, na diretriz de Dom Estêvão, nos levam à orientação do Concílio: “Para entender bem o que Deus nos quis comunicar, o intérprete deve buscar com cuidado o que o hagiógrafo quis dizer e o que aprouve a Deus manifestar com as suas palavras” (Dei Verbum 12,1).

O Curso Bíblico Mater Ecclesiae enfrenta o duplo desafio de tornar acessível o mistério da Palavra de Deus e de contextualizar os resultados da exegese moderna na abençoada abertura teológica de Dei Verbum. Ambos autores são de alta competência para nos introduzir no mundo das Escrituras Sagradas e no desígnio divino, sem ceder aos aplausos fáceis de um populismo que arrisca trair a sagrada tarefa de ler a Palavra de Deus, divina, em suas formas sempre humanas.

Jesus não mandou nem escrever nem ler, mas testemunhar e ouvir. Com isso, a Bíblia em nada deve perder sua normatividade para a fé da Igreja. Todavia, ela é colocada na Tradição, que vinha dos apóstolos, lhe é anterior. Com o nascer da Igreja, o anúncio recebeu também sua forma escrita, na qual a Revelação continua viva e apela à audição pela fé da Igreja.

Tanto a Tradição apostólica como a Escritura tem por mensagem o insondável mistério de Deus e a salvação da humanidade. Sua destinatária é a Igreja, povo de Deus, e, através da Igreja, o mundo. Por isso, só para quem lê a Escritura com a Igreja, e na fé da Igreja, começa e continua a resplandecer “o conhecimento da glória de Deus que se reflete na face de Cristo” (2Cor 3,6; cf. DV 2).

Dito com o Papa Bento XVI: A exegese bíblica não quer exaurir-se em hipótese históricas sempre novas, mas, sem renunciar ao rigor histórico, deve abrir-se a uma hermenêutica da fé que fecunda e completa a visão histórica. Esta hermenêutica teológica “leva responsavelmente em consideração as razões históricas que permanecem incluídas nesta mesma fé” (Bento XVI, Jesus de Nazaré, Introdução).

Nesta estrada coloca-se o presente livro: quer conduzir a ler e estudar as Escrituras à luz da fé que é estudar as Escrituras à luz da fé que, mediante a Tradição apostólica, vem de Jesus Cristo. Dessa forma, a profundidade da compreensão da revelação cresce em nós, o próprio “Espírito Santo aperfeiçoa constantemente a fé com os seus dons” (DV 5) e se cria assim a comunidade eclesial em sua fé viva e operante. Podemo-nos felicitar com esta obra que orienta para uma compreensão mais profunda e mais completa da Sagrada Escritura.

Dom Karl Josef Romer
Secretário Emérito do Pontifício Conselho para a Família

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Curso Bíblico Mater Ecclesiae

Similares

(1) ver mais
Examinai as Escrituras

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

38%

62%

João gregorio
cadastrou em:
31/08/2019 00:22:45
Adriano Cruz
editou em:
09/01/2021 15:47:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR