Dança e Dramaturgia[s]

Dança e Dramaturgia[s] Paulo Caldas...


Compartilhe


Dança e Dramaturgia[s]





Reunindo textos de autores referenciais do Brasil e exterior, Dança e Dramaturgia[s], além de colaborar com a formação de uma bibliografia em língua portuguesa sobre o tema, propõe-se a contribuir para a problematização e produção de pensamento em torno do fazer dramatúrgico em dança.

A publicação propõe-se, de um lado, a tornar acessível ao público brasileiro, uma breve coletânea de textos, nacionais e internacionais, importantes para a compreensão dos desdobramentos relativos às noções de dramaturgia na atualidade; de outro lado, busca apresentar diversas percepções contemporâneas acerca da dramaturgia em dança e do papel do dramaturgista como colaborador nas produções coreográficas.

Diante do desejo de dar a ler textos referenciais, trazendo um certo sabor de antologia, predominam escritos de autores europeus. De acordo com Ernesto Gadelha, coordenador da Escola de Dança e um dos organizadores da publicação, a disposição do livro obedece à ordem alfabética de nomes, não havendo nem blocos temáticos, nem uma ordenação cronológica, mas uma série de ensaios mais ou menos curtos, intervalados, eventualmente, ora por alguns aforismos, ora por algum dos cinco verbetes, colhidos dentre os mais de trinta publicados no recente De quoi la dramaturgie est-elle le nom?, um léxico produzido pelo Laboratoire Agôn – Dramaturgies des arts de la scène, de Lyon (França).

Na obra, estão abarcadas, aproximadamente duas décadas: do seminal dossiê Danse et Dramaturgie publicado pela Nouvelles de Danse, em 1997, até a recém-publicada coletânea organizada por Pil Hansen e Darcey Callison, de 2015, foram extraídos textos assinados por nomes notabilizados como pensadores e fazedores de dramaturgia.

O livro que conta também como um de seus organizadores o professor, bailarino e coreógrafo, Paulo Caldas será distribuído gratuitamente a instituições de formação, bibliotecas especializadas e pesquisadores.

A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria da Cultura (Secultfor).

Autores presentes na publicação e respectivos textos:

Ana Pais (O crime compensa ou o poder da dramaturgia)
André Lepecki (Errância como trabalho: sete notas dispersas sobre dramaturgia da dança)
Bojana Cvejić (O dramaturgista ignorante)
Bojana Kunst (A economia da proximidade)
Heidi Gilpin (Formando espaços críticos)
Maaike Bleeker (Pensando o pensamento de ninguém)
Marianne Van Kerkhoven (O processo dramatúrgico)
Marion Boudier et. Al (verbetes: 1 e 2 dramaturgias; Corpo; Movimento; Olhar; Sentido)
Myriam van Imschoot (Dramaturgia ansiosa)
Sandra Meyer (Dramatologias da dança)
Synne K. Behrndt (Dança, dramaturgia e o pensamento dramatúrgico)
Thereza Rocha (Derivas de um plano de composição em dança: o todo é menor do que a soma de suas partes)

Artes

Edições (1)

ver mais
Dança e Dramaturgia[s]

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Miguel
cadastrou em:
26/04/2022 20:45:45
Valtemario
editou em:
05/06/2022 12:16:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR