Descolonizando Saberes

Descolonizando Saberes BÁRBARA CARINE


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Descolonizando Saberes #Volume 2


A Lei 10.639/2003 no Ensino de Ciências




Historicamente a produção científica e, portanto, o Ensino de Ciências foi pensado a partir dos mitos criados pela colonialidade europeia, que estabeleceu padrões de civilidade, de progresso e de humanidade ao passo que construiu uma história particular, por eles, universalizada. Em meio a esse processo se deu também a "construção" de uma ciência moderna monocultural e epistemicida, que negou outras matrizes civilizatórias e defenestrou conhecimento científico-tecnológicos milenares de povos ancestrais como por exemplo os povos africanos, os primeiros a habitarem o mundo. Nesse sentido essa obra tem o intuito de pensar as ciências e, portanto, o seu ensino a partir de outras narrativas que resgatem os saberes ancestrais africanos e afro-diaspóricos. Deste modo, apresentamos proposições didáticas para o ensino das ciências a partir da luta histórica do povo negro no Brasil e por meio do marco legal da lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica nos níveis fundamental e médio, o que perpassa pela sua obrigatoriedade também na formação inicial e continuada de professores e professores. Se você busca uma leitura voltada para a proposição de educação científica decolonial e antirracista, esta é a obra de seu interesse.

Educação

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