Deuses, Faraós e o Poder

Deuses, Faraós e o Poder Júlio Gralha


Compartilhe


Deuses, Faraós e o Poder


Legitimidade e Imagem do Deus Dinástico e do Monarca no Antigo Egito (1550-1070 a.C.)




o livro Deuses, Faraós e o Poder, fruto da dissertação de mestrado defendida, contem questionamentos atuais e acredito assim que possa contribuir para a pesquisa dos novos graduandos, mestrandos e doutorandos. Além disso, a publicação pode auxiliar o leitor fascinado por este Egito Antigo, mágico e misterioso a compreender o poder dos faraós.

Deste modo, resolvi preparar uma segunda edição revisada mantendo alguns aspectos trabalhados de forma diferenciada por pesquisadores recentes. A questão da divindade do rei em vida; a iconografia nas relações de poder envolvendo deuses dinásticos; monoteísmo e monolatria; e o projeto político-religioso do faraó (Hatshepsut, Akhenaton, Ramsés II), que é legitimado por ações mágico-religiosas são centrais nesta publicação e relativamente atuais.

História

Edições (2)

ver mais
Deuses, Faraós e o Poder
Deuses, faraós e o poder

Similares

(9) ver mais
O Egito dos Faraós
Akhenaton: Ascese e Revolução
A Décima Segunda Transformação
Os Egípcios Antigos para Leigos

Resenhas para Deuses, Faraós e o Poder (3)

ver mais
on 25/10/20


O presente trabalho é um estudo do papel desempenhado pelo monarca e pelo deus dinástico na manutenção da teocracia faraônica e do controle social, mediante o uso da iconografia, textos (mágicos, sagrados e decretos) e mitos como uma das possíveis ferramentas de legitimidade durante o Reino Novo do Antigo Egito (XVIIIa, XIXa e XXa dinastias, entre 1550 e 1070 a.C.), que vivia um desenvolvimento sem precedentes na política, na religião e nas artes, levando a uma influência marcante nas ... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 4.5 / 17
5
ranking 53
53%
4
ranking 41
41%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Victor
cadastrou em:
08/12/2017 22:09:15