Dia do Juízo

Dia do Juízo Rosário Fusco


Compartilhe


Dia do Juízo





Os personagens de "O Dia do Juízo", de Rosário Fusco, são em sua maioria, habitantes do submundo. A narrativa fusquiana encaminha o leitor para um estranho limbo, no qual personagens marginalizados por uma opressora moralidade de costumes, travam um verdadeiro duelo com suas consciências atormentadas. Eles experimentam em seus conflitos, a sensação de estarem divorciados de si mesmos; a disjunção existente entre seu consciente/inconsciente e prática comportamental exigida pela realidade social que vivenciam, regida por valores cristalizados do cristianismo.

São gigôlos, anãs, prostitutas, cafetinas e homossexuais freqüentadores de rodoviárias, bares, prostíbulos e uma pensão, na qual desfilam todo o tipo de caracteres. A protagonista, uma jovem órfã criada por freiras, que, libertada do internato, se torna companheira de um ex- presidiário sexagenário, vendedor de Bíblias. Boatos na cidade apontam esse amante como seu suposto pai. Ela, Primavera. Ele, Jandorno.

Além deles, um padre, um juiz, um bacharel; Todos convivendo em uma provinciana cidadezinha mineira na qual a rígida moralidade do costume é diametralmente proporcional às despudoradas condutas de seus moradores. Rosáro Fusco é dos mais importantes e originais escritores brasileiros do século passado. Mas sua obra de muitos anos para cá não mereceu a atenção dos editores. Como diz o poeta Ferreira Gullar: “A arte é para poucos. E a cultura não é um valor para milhões”. Está certo o poeta.

Edições (1)

ver mais
Dia do Juízo

Similares


Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
24/04/2011 20:23:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR