Discursos Edificantes em Vários Espíritos – 1847

Discursos Edificantes em Vários Espíritos – 1847 Søren Kierkegaard


Compartilhe


Discursos Edificantes em Vários Espíritos – 1847





Em 1847, além de AS OBRAS DO AMOR, com o subtítulo Algumas considerações cristãs em forma de discursos, e do livro sobre Adler, que permaneceu inédito em vida do autor, Kierkegaard publicou ainda um volume intitulado DISCURSOS EDIFICANTES EM DIVERSOS ESPÍRITOS, o qual reúne três seções. A primeira traz um longo discurso “de ocasião”, que os leitores se habituaram a chamar: “Pureza de Coração”. A segunda seção, três discursos sobre “O que aprendemos dos lírios do campo e das aves do céu” (sendo o primeiro mais poético ou estético, o segundo ético, e o terceiro religioso). A terceira, por sua vez, reúne sete discursos sob o título “O Evangelho dos Sofrimentos”.
Nesse livro, estão presentes a segunda e a terceira seção.

Este volume diferencia-se de outros que já traduzimos para o leitor brasileiro pelo fato de reunir apenas “Discursos”. O estilo é diferente, tem mais oralidade, um tom dialógico que evita referências eruditas com notas de rodapé do autor (as que aparecem são dos tradutores) e se dirige a um/a leitor/a, melhor: a “um/a ouvinte” que sabe escutar, que medita, acolhe as citações e os argumentos e busca aplicar tudo o que aprende à sua própria vida. Não são, pois, escritos de teoria pura, “objetiva”, aqui não se trata de especulação filosófica, mas sim de reflexões de foco existencial (o que não quer dizer, é óbvio, autoajuda barata da indústria cultural). O autor, reverente, pedindo a bênção e a luz celestial, dirige-se “Àquele indivíduo” que com alegria e gratidão pode chamar de “Meu leitor”. Na intenção do autor, tais discursos não são escritos para arrebatar as multidões, mas não desistem de encontrar leitores/as que sejam bons/boas ouvintes.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Discursos Edificantes em Vários Espíritos – 1847

Similares


Resenhas para Discursos Edificantes em Vários Espíritos – 1847 (1)

ver mais
on 12/2/19


Este livro é um compilado de 10 discursos tematicamente teológicos de Søren Kierkegaard. O livro é dividido em 2 partes, onde os 3 primeiros discursos estão dentro de uma seção chamada de “O que aprendemos dos lírios do campo e das aves do céu”, e a segunda seção composta pelos outros 7 discursos sob o nome de “O evangelho dos sofrimentos”. O primeiro comenta sobre Mateus 6:24, o Sermão da Montanha, no qual reflete sobre a grande glória em se contentar em ser humano e cofiar em Deus... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 8
5
ranking 50
50%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Kaique.Nunes
cadastrou em:
12/02/2019 14:47:03