Do Outro Lado do Rio, Entre as Àrvores

Do Outro Lado do Rio, Entre as Àrvores Ernest Hemingway


Compartilhe


Do Outro Lado do Rio, Entre as Àrvores





Iniciado nos primeiros meses de 1949, quando o autor passava suas férias na Itália, em Cortina d’Ampezzo, continuado em Finca Vigia, sua fazenda perto de Havana, concluído e revisto em Veneza, nos primeiros meses do ano seguinte, Do outro lado do rio, entre as árvores demonstra uma vez mais a precisão formal com que Ernest Hemingway escrevia: a linguagem direta, as pinceladas curtas, o todo descrito pela exatidão minuciosa do pormenor, as personagens reais, palpáveis quase.

Na época de seu lançamento, os críticos americanos e ingleses receberam com fortes reservas o novo livro do já então famoso Hemingway, embora ele próprio o considerasse uma dos melhores que já escrevera. Em Do outro lado do rio, entre as árvores, o autor, pela primeira vez, explora de forma sentimental o amor, a morte e o choque com o mundo em que vive.

Como protagonista da história, tem-se o coronel Richard Cantwell, da Infantaria dos Estados Unidos, que aos cinquenta anos se vê dominado por um tédio existencial e regressa ao norte da Itália numa espécie de busca do tempo. Depois dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, com famílias ainda chorando pelos mortos, e civis e militares caminhando rancorosos pelas ruas, os relatos de Cantwell impregnam-se de melancolia de quem viu como tudo aconteceu.

Hemingway coloca muito de si próprio na figura do coronel, nesse retorno simbólico à juventude e à paixão por uma linda mulher mais jovem. Contudo, a comunhão de fundo com diversas e curiosas aproximações possíveis entre o protagonista e o romancista não se prende às coincidências factuais, e sim a um sentimento de exaustão em relação às guerras.

Edições (5)

ver mais
Do Outro Lado do Rio, Entre as Àrvores
Do Outro Lado do Rio, Entre as Árvores
Do outro lado do rio, entre as árvores
Do Outro Lado do Rio, Entre as Àrvores

Similares

(14) ver mais
The Life of Senna
Verdade ao Amanhecer
Contos - Volume 3
Paris é Uma Festa

Resenhas para Do Outro Lado do Rio, Entre as Àrvores (30)

ver mais
Amor, Guerra e Morte.
on 10/1/22


'?A morte?, pensou ele, ?é uma merda. Chega até você em pequenos fragmentos que mal mostram por onde entraram. Ou então, às vezes, surge de maneira atroz. Pode vir por causa da água não fervida, a pata infectada de um mosquito, ou então pode chegar junto com o estrondo disforme, flamejante, com o qual sempre convivemos. Vem com pequenos ruídos rasos que precedem o  da arma automática. Pode vir com o fulgor e a fumaça da granada descrevendo uma parábola ou com a queda abrupta de um mort... leia mais

Estatísticas

Desejam83
Trocam2
Avaliações 3.5 / 166
5
ranking 19
19%
4
ranking 37
37%
3
ranking 33
33%
2
ranking 7
7%
1
ranking 5
5%

37%

63%

Marcos
cadastrou em:
06/02/2014 13:32:55
Maurício Coelho
editou em:
03/02/2015 18:12:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR