Docência e prática investigativas em tempos de guerra cultural, genocídio pandêmico e transfóbico no Brasil contemporâneo

Docência e prática investigativas em tempos de guerra cultural, genocídio pandêmico e transfóbico no Brasil contemporâneo Paulo Sérgio de Almeida Corrêa...


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Docência e prática investigativas em tempos de guerra cultural, genocídio pandêmico e transfóbico no Brasil contemporâneo (01 #01)





A ideia de composição desta obra, emergiu em contexto histórico mundial, marcado
com o elevado número de pessoas, de diferentes faixas etárias, que vieram a óbito ou
sofreram internação, em razão de terem sido contaminadas pela SARS - COVID19. Essa
síndrome respiratória, revelou que grande parte dos países, sejam eles desenvolvidos ou
não, depararam-se com dificuldades a fim de tornar eficaz o combate ao coronavírus: a
falta de infraestrutura físico-financeira; movimentos de resistência às medidas sanitárias
adotadas; o quadro de pobreza extrema causada pela exclusão econômica; veiculação
de notícias falsas envolvendo as vacinas e seus resultados sobre a saúde coletiva;
posicionamentos contrários à ciência propagados por líderes políticos de diferentes países.
Em meio às atrocidades escalonadas a cada segundo, minuto, hora, dia semana,
mês e ano, decorrentes das calamidades sanitárias, o cenário fúnebre também se mostrava
desafiador nos diferentes âmbitos de exercício profissional, em especial no trabalho docente
em nível da Educação Superior.
Os profissionais da educação sofreram abrupta interrupção de suas atividades
funcionais, mas, paulatinamente, perceberam que seria possível reinventar seus modos
de vida. No caso da Educação Superior, muitos docentes efetivos ou aposentados, alunos
de graduação e pós-graduação e técnico-administrativos, não tiveram essa possibilidade
de recriação, pois quedaram como vítimas fatais que deixaram de ser tempestivamente
assistidas pelo poder público.
Assim, produzir conhecimento e organizar uma obra em tempo tão difícil, ressoa
como ato de resistência, pois arquitetar elaborações teórico-empíricas utilizando a palavra
escrita requer disposição, saúde física e mental, resiliência para prosseguir as atividades
de ensino, pesquisa e extensão na Universidade, em meio a tantas perdas de familiares,
colegas de trabalhos e amigos mais íntimos.
Foi com o propósito de atenuar as deformações experimentadas por nossos corpos
e mentes, que no dia 11 de agosto de 2021, perguntou-se aos membros do Núcleo de
Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC1

se estavam dispostos a organizar um livro
e se possuíam artigos recentes disponíveis visando sua publicação. Para a felicidade de
nosso coletivo acadêmico, sete integrantes se disponibilizaram a participar da desafiadora
obra. Ato contínuo, ficou estabelecido o dia 11 de setembro como prazo final para remessa
dos textos aos organizadores.
Considerando-se a dinâmica laboral de cada membro do NEPEC, houve recebimento
de 4 produções textuais dentro do tempo previsto. Contudo, concedeu-se a dilatação do
prazo para o dia 16 de setembro, o que permitiu a recepção de mais 5 trabalhos acadêmicos.

Educação

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