Ecos do Passado

Ecos do Passado Marcos Fernando Kirst


Compartilhe


Ecos do Passado





Em um livro intitulado “Ecos do Passado” - e que conta histórias de Caxias do Sul desde meados do século XVII até 1910 - o lançamento não podia ser em outro local: o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. A casa vai abrigar a sessão de autógrafos da obra do jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst, que ocorre neste sábado, dia 25 de junho, às 10h. No dia, a obra vai ser comercializada por R$ 30.



O Arquivo foi o responsável por prover diversas fotos históricas para o livro. No total, são 208 páginas, divididas em 18 capítulos e ilustradas com mais de 50 fotos antigas - a restauração digital das imagens foi realizada pela Sala de Fotografia. A seleção das fotos no acervo do Arquivo ficou a cargo do jornalista Rodrigo Lopes, responsável pela coluna “Memória” do Jornal Pioneiro.



"Ecos do Passado" retrata a história de Caxias do Sul de uma forma não-acadêmica, aproximando o leitor da obra. No livro, é possível conhecer personagens como o pioneiro Félix Laner e a desbravadora Ana Rech, bem como entender os primórdios de Caxias, as primeiras famílias, a chegada do trem, as batalhas iniciais e como se estabeleceram as atividades do comércio, agricultura e a influência religiosa. Estes textos são oriundos de uma coluna fixa Kirst manteve na revista Acontece Sul entre 2012 e 2013.



Para Kirst, os ecos do passado carregam informações importantes para entender o presente e construir o futuro. “Conhecer o passado é tarefa vital para que uma sociedade e os cidadãos que a integram possam compreender o contexto que os define e, de posse dessa informação, estejam instrumentalizados para dar sequência ao processo civilizatório rumo a um mundo melhor, mais desenvolvido, mais justo e humano”, avalia.



Marcos Fernando Kirst é jornalista e escritor, natural de Ijuí, mas radicado em Caxias do Sul desde 1992. Cronista diário do Jornal Pioneiro, integra a Academia Caxiense de Letras (cadeira 11) e foi patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul no ano de 2010. Entre suas obras (20 entre ficção e não-ficção) estão “Em Silêncios” (vencedora do Concurso Anual Literário de Caxias em 2011), “Dois Passos Antes da Esquina”, “Insetolândia” e “A Sombra de Clara” (ganhadora dos prêmios Açorianos de Criação Literária em 2014 e Vivita Cartier em 2016). É autor de livros de resgate histórico, incluindo “Serra Gaúcha: O passado Presente”, “Casa da Cultura: 30 Anos Irradiando Arte”, “Geremia: Um Olhar de Pai para Filho” e “Miseri Coloni: 30 Anos de Palco”.

História

Edições (1)

ver mais
Ecos do Passado

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR