Educação Ambiental e Cidadania

Educação Ambiental e Cidadania Nathieli Keila Takemori Silva...


Compartilhe


Educação Ambiental e Cidadania





Desde que o ser humano surgiu no planeta, ele utiliza recursos da natureza para suprir suas necessidades básicas, relacionadas principalmente à alimentação, ao abrigo e à obtenção de energia. Certamente, vem daí essa postura consumista quanto aos recursos naturais, que durante vários anos foram vistos como infinitos.

Sendo assim, a inclusão da educação ambiental nos programas formas de ensino-aprendizagem é fundamental, mas não pode ser a única iniciativa para mudar a mentalidade enraizada do ser humano. Ações diretas de mobilização e conscientização, além da difusão do pensamento biocêntrico desde a educação infantil até a idade adulta, assim como a atualização de pais e professores sobre esse tema, também devem ser consideradas quando se planeja um programa de educação ambiental.

Esta obra traz várias informações pertinentes sobre esse assunto, com a intenção de servir como um apoio para os educadores que irão atuar na área. Inicialmente, será apresentada a postura do ser humano em relação à natureza, desde os tempo remotos até os dias atuais, mostrando que tais relações vêm sendo cada vez mais pautadas na ideia de recursos infinitos, o que fica mais evidente quando se explora o tema dos recursos hídricos. Quanto a ele, serão enfocadas as principais características da água, os problemas referentes ao mau uso desse patrimônio e o que está sendo feito para minimizar os impactos decorrentes da ação humana sobre esse recurso.

A questão dos resíduos sólidos, um dos maiores problemas na maioria das cidades brasileiras, também será abordada nesta obra, de maneira a trazer informações sobre ações e posturas que os cidadãos podem ter para colocar na minimização dos seus impactos sobre a natureza. Outro tema abordado será o solo, sua origem e principais características, a maneira como é utilizado e as implicações dele na manutenção da qualidade ambiental.

Será apresentado ainda um panorama da atmosfera, enfocando o aquecimento global provocado pelo efeito estufa e a diminuição da camada de ozônio. Esses temas serão relacionados às respectivas causas e às ações que devem ser tomadas para minimizar e, quem sabe, frear os processos que ocasionam os efeitos nocivos.

Já o tema das matrizes energéticas será apresentado a fim de mostrar as várias formas de geração de energia, com ênfase nos efeitos positivos e negativos de cada uma, enfatizando a principal fonte de energia da atualidade, o petróleo, em contraposição aos efeitos benéficos das fontes energéticas renováveis, principalmente as menos poluentes.

Também será apresentada a hipótese de Gaia, que considera o planeta um superorganismo capaz de se autorregular. Ela relaciona-se com o que se chamou de Carta da Terra, que, por sua vez, constitui o fundamento básico da ecopedagogia, tema que encerrará o conteúdo desta obra.

O objetivo principal é estimular a reflexão diante dos principais temas ambientais contemporâneos, afinal é papel do educador ensinar crianças e adultos a serem responsáveis pelo ambiente, tornando cada um agente transformador e consciente da influência que exerce no meio.

Biologia / Didáticos / Técnico / Educação / Pedagogia

Edições (1)

ver mais
Educação Ambiental e Cidadania

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.8 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 50
50%
1
ranking 0
0%

33%

67%

andre
cadastrou em:
12/02/2019 11:10:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR