Desde que o ser humano surgiu no planeta, ele utiliza recursos da natureza para suprir suas necessidades básicas, relacionadas principalmente à alimentação, ao abrigo e à obtenção de energia. Certamente, vem daí essa postura consumista quanto aos recursos naturais, que durante vários anos foram vistos como infinitos.
Sendo assim, a inclusão da educação ambiental nos programas formas de ensino-aprendizagem é fundamental, mas não pode ser a única iniciativa para mudar a mentalidade enraizada do ser humano. Ações diretas de mobilização e conscientização, além da difusão do pensamento biocêntrico desde a educação infantil até a idade adulta, assim como a atualização de pais e professores sobre esse tema, também devem ser consideradas quando se planeja um programa de educação ambiental.
Esta obra traz várias informações pertinentes sobre esse assunto, com a intenção de servir como um apoio para os educadores que irão atuar na área. Inicialmente, será apresentada a postura do ser humano em relação à natureza, desde os tempo remotos até os dias atuais, mostrando que tais relações vêm sendo cada vez mais pautadas na ideia de recursos infinitos, o que fica mais evidente quando se explora o tema dos recursos hídricos. Quanto a ele, serão enfocadas as principais características da água, os problemas referentes ao mau uso desse patrimônio e o que está sendo feito para minimizar os impactos decorrentes da ação humana sobre esse recurso.
A questão dos resíduos sólidos, um dos maiores problemas na maioria das cidades brasileiras, também será abordada nesta obra, de maneira a trazer informações sobre ações e posturas que os cidadãos podem ter para colocar na minimização dos seus impactos sobre a natureza. Outro tema abordado será o solo, sua origem e principais características, a maneira como é utilizado e as implicações dele na manutenção da qualidade ambiental.
Será apresentado ainda um panorama da atmosfera, enfocando o aquecimento global provocado pelo efeito estufa e a diminuição da camada de ozônio. Esses temas serão relacionados às respectivas causas e às ações que devem ser tomadas para minimizar e, quem sabe, frear os processos que ocasionam os efeitos nocivos.
Já o tema das matrizes energéticas será apresentado a fim de mostrar as várias formas de geração de energia, com ênfase nos efeitos positivos e negativos de cada uma, enfatizando a principal fonte de energia da atualidade, o petróleo, em contraposição aos efeitos benéficos das fontes energéticas renováveis, principalmente as menos poluentes.
Também será apresentada a hipótese de Gaia, que considera o planeta um superorganismo capaz de se autorregular. Ela relaciona-se com o que se chamou de Carta da Terra, que, por sua vez, constitui o fundamento básico da ecopedagogia, tema que encerrará o conteúdo desta obra.
O objetivo principal é estimular a reflexão diante dos principais temas ambientais contemporâneos, afinal é papel do educador ensinar crianças e adultos a serem responsáveis pelo ambiente, tornando cada um agente transformador e consciente da influência que exerce no meio.
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