Educação e Espiritualidade - Interfaces e Perspectivas

Educação e Espiritualidade - Interfaces e Perspectivas Dora Incontri


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Educação e Espiritualidade - Interfaces e Perspectivas





Esse livro é a reunião de artigos e palestrantes convidados para o 1º Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade, simultâneo ao 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, ocorridos durante os dias 4, 5 e 6 de setembro de 2010, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, e organizados pela Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, com o apoio da Universidade Santa Cecília de Santos. Alguns participantes desse livro, em especial Daniel Donnet, professor emérito da Universidade de Louvain (Bélgica) e Gananath Obeysekere, professor emérito da Universidade de Princenton (EUA), não puderam estar presentes, mas enviaram suas preciosas contribuições. Todos os colaboradores internacionais desse livro, com exceção de Jim Tucker e Ian Stevenson (este já falecido), não tinham antes nenhum texto traduzido em português – o que vem aumentar a importância desta publicação.
Aqui aparecem os seguintes eixos temáticos: Saúde e Espiritualidade, Educação e Espiritualidade e Reencarnação e Educação. A centralidade da obra é o resgate da espiritualidade na educação, de forma inter-religiosa. A área da saúde já vem há pelo menos duas décadas trabalhando com pesquisas baseadas em evidências sobre o impacto positivo da espiritualidade na saúde. O artigo de Claude Robert Cloninger é uma importante contribuição neste sentido, porque este pesquisador trabalha com pesquisas que constatam a relação entre tipos de personalidade, doença e saúde mental e reeducação do indivíduo, com a inclusão da espiritualidade.
No coração do livro, há vários capítulos dedicados à questão da espiritualidade na educação e na vivência humana, sob as mais diversas perspectivas: católica, budista, judaica, protestante, afro-brasileira e espírita. Nesse item, temos a colaboração de Marian de Souza, da Universidade Católica da Austrália, que é uma das grandes figuras internacionais que trabalha o tema da espiritualidade na educação, enfocando aspectos afetivos e intuitivos do processo de aprendizagem.
A terceira e última parte refere-se à polêmica questão da reencarnação. O tema também está aqui tratado de maneira científica e plural, trazendo as pesquisas que estão sendo realizadas há mais de 30 anos no mundo, com crianças que apresentam supostas memórias espontâneas de vidas passadas. Tanto o artigo do pioneiro e mais importante desses pesquisadores, o já falecido Ian Stevenson, como os artigos de Jim Tucker e de Antonia Mills, apresentam algumas evidências a respeito. A pluralidade com que está sendo abordada a questão da reencarnação se manifesta nas visões grega, budista, espírita, hinduísta, trobriandesa e nativa norte-americana, além das breves citações ao longo da história do ocidente, feitas por Daniel Donnet.
A teoria da reencarnação, se evidenciada por pesquisas sérias, como vem acontecendo nas últimas décadas, ao mesmo tempo que se mostra uma crença antiga e universal, pode dar um substrato real e concreto à espiritualidade. Diante da possibilidade de identificar e assumir a reencarnação como fato observável, estamos diante de algo que pode fundamentar a natureza espiritual do ser humano e, portanto, nos conclamar a levá-la em consideração na Educação.

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Dora Incontri
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26/05/2012 00:20:46

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