Educação e política em Jean-Jacques Rousseau

Educação e política em Jean-Jacques Rousseau Jean-Jacques Rousseau


Compartilhe


Educação e política em Jean-Jacques Rousseau





Trata-se de um estudo sobre a educação doméstica e a educação pública em Rousseau, que pretende elucidar algumas questões polêmicas de sua filosofia da educação. O paradoxo já se explica entre a educação da natureza, ou doméstica, e a educação pública. Que tipo de educação convém ao homem moderno? Certamente não é a educação pública, pois, segundo Rousseau, “não há mais pátria nem cidadão”. Resta tão somente a educação doméstica, do homem ou da natureza. A educação pública pressupõe um Estado bem formado e no qual há a consciência do respeito às leis e às normas de civilidade. No entanto, a educação pública ainda continua sendo uma das metas fundamentais de qualquer Estado moderno. Resta saber como enfrentar esse paradoxo.


Neste livro o leitor poderá ingressar na questão como um desafio, pois o tema permanecerá posto para ser elucidado ou para ser ainda várias vezes equacionado. O importante é o convite à reflexão que o livro propõe. Embora se possa discordar de passagens polêmicas, isso não diminui o mérito do trabalho. Pelo contrário, ele nos incita a refletir e a enfrentar o desafio do paradoxo entre a educação do homem e a do cidadão. O livro deverá interessar a todos os que se ocupam com a educação e aos que trabalham especificamente com o pensamento de Rousseau.

Edições (1)

ver mais
Educação e política em Jean-Jacques Rousseau

Similares

(1) ver mais
Filosofia e Educação no Emílio de Rousseau

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Marcelo.Silva
cadastrou em:
22/03/2012 00:50:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR