A proposta desta obra nasce da necessidade que se impôs a nós
de uma escuta social, como ensina Pêcheux, ainda sob o pseudônimo de
Thomas Hebert (1996), voltada para a sala de aula, nos diferentes níveis
de ensino. Propomos, pois, um livro que seja composto por entrevistas
realizadas com professoras-pesquisadoras do campo das ciências da
linguagem que, ao trabalharem em uma perspectiva discursiva da História
das Ideias Linguísticas (FERREIRA, 2018), se voltem para a reflexão
da práxis docente na educação linguística. Entendemos que a prática de
entrevistas no campo das ciências da linguagem pode ser um instrumento
potente para a constituição, reflexão e circulação do saber científico.
Este Encontros com professoras-pesquisadoras reúne 13 entrevistadas que se
lançaram à reflexão de um conjunto de seis perguntas. Assim, Águeda
Borges, Amanda Scherer, Ana Maria Di Renzo, Andrea Rodrigues,
Claudia Pfeiffer, Eni Orlandi, Fabiele De Nardi, Freda Indursky, Maraísa
Lopes, Rívia Fonseca, Solange Gallo, Vanise Medeiros e Verli Petri são as
professoras-pesquisadoras que nos brindam com questões e inquietações
advindas de seus respectivos percursos na Análise de Discurso e/ou na
História das Ideias Linguísticas.