Ensaio sobre Música Brasileira

Ensaio sobre Música Brasileira Mário de Andrade


Compartilhe


Ensaio sobre Música Brasileira





Entre maio e novembro de 1928 vêm à luz Macunaíma e o Ensaio sobre Música Brasileira, duas obras que encerram o que se convencionou chamar de primeira fase do modernismo brasileiro. Mario de Andrade começou a trabalhar em ambas no ano de 1926, conjugando literatura e música. Escreve e pesquisa com intensidade, pois acumula as funções de jornalista e professor de música - particularmente e no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo -. cria versos e viaja ao Norte e Nordeste para conhecer o Brasil.

Na área da pesquisa musicológica, o polígrafo busca uma metodologia que lhe asseguro conhecer como os brasileiros cantam e dançam nos quatro cantos do país, procurando informações em livros, fazendo anotações em campo e solicitando material aos amigos. A etnomusicologia como disciplina ainda não existia, mas muitos povos se preocupavam em estudar suas maneiras de cantar e dançar a fim de determinar o que os individualizava, o que os tornava únicos em relação a seus semelhantes. Com o Ensaio sobre Música Brasileira, Mário de Andrade provoca estudiosos e compositores a descobrirem essas características.

Música

Edições (1)

ver mais
Ensaio sobre Música Brasileira

Similares

(9) ver mais
Pequena História da Música
O coro dos contrários
De Pauliceia Desvairada a Lira Paulistana
Inda bebo no copo dos outros

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

63%

38%

Dimi
cadastrou em:
26/01/2022 21:14:47
Dimi
editou em:
26/01/2022 21:15:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR