Quanto custa para o país um mau governante?
Quais são os danos ao planeta provocado por pessoas inescrupulosas?
Qual é o mal que causa à sociedade um não-cidadão?
Qual é a qualidade de vida de uma pessoa sem estudos?
Estas perguntas nos levam à mesma conclusão: os educadores têm muito trabalho pela frente, pois sob todos os aspectos, é desastrosa a falta que faz a Educação na vida de uma pessoa. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Ministério da Educação em 2005, desfazem inúmeros pré-conceitos sobre as características das melhores escolas brasileiras. Muitas são as surpresas: grandes nomes, tamanho de escolas, sistemas de ensino etc. O que não nos surpreende, porém, é a prova empírica de que o corpo docente é que faz a diferença. A preparação intelectual do professor, através de pós-graduações, mestrados e doutorados tem relação direta com o ranking das melhores escolas do país. Esse fato, entretanto, não deve ser encarado de forma isolada, mas sim como estopim de um circulo virtuoso: bons professores - melhor ensino - maior vontade de aprender dos alunos - melhores alunos - melhores mestres (alunos) - melhores professores.
Questões fundamentais na relação professor-aluno são abordadas nesta nova edição revista e ampliada de Ensinar Aprendendo. Nesta obra, o psiquiatra e educador Içami Tiba aborda o ato de ensinar aprendendo sob novos paradigmas da Educação. Dentre eles, a necessidade de o professor ter consciência de que está ajudando a construir um país quando capacita o aluno a ser um profissional competente e um cidadão consciente da sua importância na composição da sociedade.
Como diz Içami Tiba:
Cabe ao educador cidadão a re-construção do Brasil; cada aula pode ser um ?tijolinho? a ser integrado na constituição da sociedade, e a educação é sangue que leva o conhecimento para alimentar, formar e organizar a cidadania progressiva e ética existente em cada aluno ? tão importante e necessária para a civilização.