Eurico, o Presbítero (eBook)

Eurico, o Presbítero (eBook) Alexandre Herculano


Compartilhe


Eurico, o Presbítero (eBook)





|...| "A raça dos Visigodos conquistadora das Espanhas [Hispânias] subjugara toda a Península havia mais de um século. Nenhuma das tribos germânicas que, dividindo entre si as províncias do Império dos Césares, tinham tentado vestir sua bárbara nudez com os trajos despedaçados, mas esplêndidos, da civilização romana soubera como os Godos ajuntar esses fragmentos de púrpura e ouro para se compor a exemplo de povo civilizado. Leovigildo expulsara da Espanha quase que os derradeiros soldados dos imperadores gregos, reprimira a audácia dos Francos, que em suas correrias assolavam as províncias visigóticas de além dos Pirenéus, acabara com a espécie de monarquia que os Suevos tinham instituído na Galécia [Galícia ou Galiza] e expirara em Toletum [Toledo], depois de ter estabelecido leis políticas e civis e a paz e ordem públicas nos seus vastos domínios, que se estendiam de mar a mar e, ainda, transpondo as montanhas da Vascónia [o País dos Bascos], abrangiam grande porção da antiga Gália Narbonense".



|...| "Para as almas, não sei se diga demasiadamente positivas, se demasiadamente grosseiras, o celibato do sacerdócio não passa de uma condição, de uma fórmula social aplicada a certa classe de indivíduos cuja existência ela modifica vantajosamente por um lado e desfavoravelmente por outro. A filosofia do celibato para os espíritos vulgares acaba aqui. Aos olhos dos que avaliam as cousas e os homens só pela sua utilidade social, essa espécie de insulação doméstica do sacerdote, essa indirecta abjuração dos afectos mais puros e santos, os da família, é condenada por uns como contrária ao interesse das nações, como danosa em moral e em política, e defendida por outros como útil e moral."



|...| "Não eras tu emanação e reflexo do céu? Por que não ousaste, pois, volver os olhos para o fundo abismo do meu amor? Verias que esse amor do poeta é maior que o de nenhum homem; porque é imenso, como o ideal, que ele compreende; eterno, como o seu nome, que nunca perece".

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (36)

ver mais
Eurico, o Presbítero
Eurico, o Presbítero
Eurico, o Presbítero
Eurico, o Presbítero

Similares

(84) ver mais
O Romance de Amadis
El Cid Campeador
Cantar de Mẏo Çıd
Poema do Cid

Resenhas para Eurico, o Presbítero (eBook) (71)

ver mais
on 6/1/23


Um romance de cavalaria português que merecia ser transformado em filme. A tragédia de Eurico é um épico. A luta contra invasores, o amor impossível por Hemengarda, a devoção religiosa. Tudo perfeitamente entrelaçado por Alexandre Herculano que quis deixar a marca lusitana entre tantas outras obras clássicas como El Cid, Ivanhoé e Artur da Távola. A adaptação feita para o português moderno cumpre seu papel - quase não é preciso o refúgio a um dicionário ou enciclopédia. Porém, o ... leia mais

Vídeos Eurico, o Presbítero (eBook) (1)

ver mais
Episódio 44 - Eurico, o Presbítero, by Vitória Gurjão

Episódio 44 - Eurico, o Presbítero, by Vitóri


Estatísticas

Desejam49
Trocam43
Avaliações 3.4 / 726
5
ranking 22
22%
4
ranking 27
27%
3
ranking 31
31%
2
ranking 14
14%
1
ranking 6
6%

34%

66%

orffeus
cadastrou em:
03/04/2014 23:30:38
Jeanine
editou em:
13/09/2023 14:37:45
Jeanine
aprovou em:
13/09/2023 14:38:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR