Esta produção constitui a reprodução de um trabalho de dissertação submetido e aprovado no programa acadêmico de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Aqui você terá acesso a um conteúdo voltado ao âmbito da Gestão Universitária, com contextualização da Educação superior e, em especial da pós-graduação. No desenvolvimento, aborda-se ainda sobre o sistema de avaliação da Educação Superior, retratos da evasão discente no nível de graduação e exploração da temática evasão com foco nos aspectos que a influenciam e das práticas de gestão para gerenciamento deste fenômeno, tanto em nível de graduação quanto da pós-graduação.
Para desenvolver o tema, além do uso de fontes que abordam sobre o assunto em nível internacional, foi realizado um estudo nos Programas de Pós-Graduação em Administração do Estado de Santa Catarina. A obtenção dos dados da pesquisa ocorreu com entrevista junto ao representante de cada programa participante e aplicação de questionário a estudantes que abandonaram o curso dos referidos programas.
Após análise dos dados coletados nessas duas fontes, ricas informações foram geradas sobre a evasão estudantil na pós-graduação, o que permitiu colaborar com a exploração dessa temática nesse nível e, consequentemente, contribuir para o processo decisório na gestão universitária de Instituições de Ensino Superior (IES), sobretudo relacionado a evasão discente.
Os dados denotam que os aspectos influenciadores do abandono podem ser agrupados em i) Acadêmicos, destacando a ausência de desafios por parte do orientador e falta de comprometimento por parte do discente; ii) Profissionais, com a falta de apoio e flexibilidade da empresa onde trabalha; iii) Pessoais, pela falta de planejamento de vida, má gestão do tempo, desconhecimento do habitus(1) do programa, sobrecarga de responsabilidades, problemas de saúde; iv) Financeiros, devido à pouca disponibilidade de bolsas; v) Institucionais, na seleção de indivíduo sem perfil do programa.
Além disso, a pesquisa também teve objetivo de propor sugestões para o gerenciamento da evasão, entre elas, foi proposto aprimorar a divulgação em relação ao contexto e cultura do programa, aprimorar processo seletivo e implementar um sistema integrado de gerenciamento do desempenho estudantil (SIGEDE), cuja operacionalização poderá ser vista com maiores detalhes no quadro 23.
Interessante também observar os três infográficos criados a partir dos dados obtidos junto a estudantes que abandonaram seus respectivos programas. O primeiro traça um perfil do estudante que desiste do programa de pós-graduação em administração. Já o segundo retrata os principais aspectos influenciadores à desistência de programa de pósgraduação em administração e o terceiro, realiza um contraste das ações para minimizar o abandono estudantil na Pós-graduação em Administração em relação aos representantes dos programas e dos estudantes evadidos.
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