Fernando Collor

Fernando Collor Fernando Figueiredo Mello


Compartilhe


Fernando Collor (A República Brasileira, 130 Anos #23)


O primeiro impeachment




Quase trinta anos depois, o país voltou às urnas para eleger o presidente da República. Em disputa acirrada, por vezes marcada por jogo sujo, o jovem Fernando Collor de Mello, candidato representante da direita, superou o nome da esquerda, o líder do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Aos 40 anos, o carioca de família alagoana se tornou o mais jovem a chegar ao Palácio do Planalto. Com discurso liberal, Collor iniciou o mandato deixando “a direita indignada e a esquerda perplexa”, como prometera. Liderado pela superministra da Economia, a também jovem Zélia Cardoso de Mello, o Plano Collor chocou o país com o confisco da poupança. Em poucos meses, fracassou sem matar o tigre da inflação.
Da crise econômica para a crise política foi um passo. Denunciado pelo irmão, Pedro, o presidente se viu envolvido em tramas de corrupção ligadas a seu ex-tesoureiro de campanha, Paulo César Farias. Isolado e sem base parlamentar, logo perdeu a opinião pública.
Acuado, sem aliados, sem apoio no Congresso, Collor não conseguiu evitar a aprovação do impeachment, foi afastado, teve seus direitos políticos cassados por oito anos e deixou a Presidência pela porta dos fundos, sozinho.

História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Fernando Collor

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 7
5
ranking 29
29%
4
ranking 71
71%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

73%

27%

Gilberto
cadastrou em:
09/02/2020 18:43:35
Eduardo
editou em:
21/03/2020 23:01:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR