Fim das Religiões

Fim das Religiões LZX


Compartilhe


Fim das Religiões (Syntagma #Livro Um)





E se a humanidade acabasse e os únicos sobreviventes fossem androides?

Fim das Religiões é uma história sobre o legado da humanidade e o colapso do futuro. Sobre personagens perdidos, mutilados pelo ódio, e sobre o amor, incompreendido pelos que já não estão mais vivos. É um livro que, tentando fugir do lugar-comum, aborda temas complexos com fluidez e honestidade. O transumanismo através de olhos caridosos; a singularidade virtual sem palavras obscuras; o existencialismo de coração aberto.

Em suma, é uma saga sobre o Homem, a Máquina e o Cosmo.

Sinopse:

Aleph é um memoriador — um humanoide sintético criado através de memórias humanas. Apesar de não ser, ele parece um humano. Tem mãos, braços, pernas, cabelos e usa roupas. Anda, fala e pensa mais ou menos como um. Na verdade, Aleph quase não vê diferença entre ele e seus criadores. Afinal, ele também já foi humano.

Pelo menos é assim que memoriadores se veem. Como suas consciências são adquiridas através de memórias, não há como separar o que foram do que hoje são. Memórias são mais do que lembranças. Elas são as experiências dos nossos sentidos e os alicerces que sustentam nossa individualidade. Somos o que vivemos e o conhecimento que processamos. Sem a capacidade de memorizar, não somos ninguém. Logo, um memoriador nada mais é que um ser humano com um prazo de validade estendido. Ao invés de morrer, ele renasce. Claro, podem não ser a mesma pessoa, mas é como se fossem.

Para Aleph, isso é trivial. Já se foi o tempo que ele passava horas pensando em quem de fato era. Hoje, sua maior preocupação estava no presente. Na sua função. Como Arqueólogo da Morte, seu trabalho é explorar cemitérios especiais à procura de memórias humanas. Uma profissão importante, já que sua espécie precisa de memórias humanas para se reproduzir. E, infelizmente, humanos não existiam mais.

Um dia, explorando um desses cemitérios especiais, Aleph sente algo estranho. Um pressentimento animal lhe diz que ele está em perigo. Era como se estivesse sendo observado. Fantasmas? Tolice. A morte é o fim de tudo. Mas Aleph descobre que é mais supersticioso do que pensava. Quando percebe que realmente não está só, ele corre e foge sem terminar o que começou. No dia seguinte, volta mais ou menos determinado. Agora com uma escolta, ele explora cada canto do cemitério e então descobre porque ficou tão apavorado.

Quem o observava era o passado.

Fantasia / Ficção científica / Suspense e Mistério

Edições (1)

ver mais
Fim das Religiões

Similares

(9) ver mais
Neuromancer
Os Ventos do Inverno
Um Sonho de Primavera
A Tormenta de Espadas

Resenhas para Fim das Religiões (37)

ver mais
Incrível demais!
on 30/3/23


Sabe aquele tipo de livro que desde a cena inicial te prende e te coloca naquela história, faz você querer viver naquele mundo, mesmo que dê um medo? É esse livro. Que história perfeita, bem construída... Os personagens então... nem se fale. Eu amei o Aleph, tive um Crush por Britania e amei mais ainda a Saturno. Que sacada colocar uma humana num mundo de robôs... achei isso genial. Me fez lembrar de muitos livros incríveis que li, e no fundo, queria que tivesse um filme hahah. Até o Ô... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.7 / 49
5
ranking 84
84%
4
ranking 14
14%
3
ranking 2
2%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Luan
cadastrou em:
24/08/2022 14:35:31
Luan
editou em:
19/05/2023 17:23:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR