Forma, Cor e Sensação

Forma, Cor e Sensação Kazimir Maliévitch


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Forma, Cor e Sensação





FORMA, COR E SENSAÇÃO foi escrito em 1928 e publicado na mais revolucionária revista de arquitetura das vanguardas soviéticas, a ARQUITETURA MODERNA número 5, a convite do construtivista russo Aleksei Gan, editor da revista.

Kazimir Maliévitch, aos 49 anos, já havia realizado sua mais inquietante produção: cenários, figurinos, desenho, pintura, cerâmica, arquitetura, pedagogia e teoria da arte.

Curto, porém profundo, o texto demonstra o pensamento refinado do mestre sobre a história e a teoria da arte, trazendo, ainda, os principais fundamentos do Suprematismo.

Imprescindível para quem se dedica à arte, à arquitetura e ao design, mas também para quem pesquisa a cultura russa desse período ou no geral.

Aos russistas e também para quem estuda teoria e/ou semiótica da imagem, vale observar que Maliévitch aborda a História e a Teoria da Arte na perspectiva dialógica do fazer artístico, compreendendo que este implica em seu processo a presença do espectador, pressuposto caro aos teóricos russos do período, tais como Mikhail Bakhtin, Viktor Chklóvski e Serguei Eisenstein.

Os volumes da Coleção Arte e Pensamento Russo destacam-se pela potência dos textos escolhidos, cuja inflexão teórica repercute na criação artística contemporânea e constituem exemplares preciosos do pensamento de quem os assina.

Artes

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