O presente livro debruça-se sobre tema de inegável interesse e repercussão na contemporaneidade brasileira e internacional: a formação do professor do ensino fundamental dos anos iniciais e, muito especificamente, do professor às voltas com a oferta de ensino em Matemática. As contribuições corporificadas nos capítulos, de responsabilidade de autores com trajetória de mérito inegável no domínio em discussão, sistematizam dados conhecidos e avançam na problematização acerca dos desafios e dificuldades de se formar um professor que se destina ao ensino de matemática para o ensino fundamental em seus anos iniciais. Ao longo dos capítulos que compõem a obra, o leitor terá subsídios para considerar os desafios e dificuldades acima aludidos em suas duas principais vertentes, absolutamente complementares e sinérgicas, para o melhor e para o pior: o professor enquanto “engenheiro didático”, técnico que deve gerenciar contratos didáticos ao longo do tempo e no contexto de domínios conceituais específicos, e que, portanto, deve ter estofo para tal; e o professor que se insere no coletivo e no gênero de determinada prática profissional, com repercussão em termos de representação social e rebatimentos para a identidade psicossocial, saúde (física e mental) e qualidade de vida desse trabalhador.
Didáticos / Técnico / Educação / Pedagogia