FOUCAULT E A FUNÇAO-EDUCADOR

FOUCAULT E A FUNÇAO-EDUCADOR Carvalho...


Compartilhe


FOUCAULT E A FUNÇAO-EDUCADOR


Sujeição e Experiências de Subjetividades Ativas na Formação Humana




A função-educador é convidada a pensar de outra maneira a sua própria função: as formas e os modos pelos quais o educador se coloca como sujeito diante de outros sujeitos: afetando e sendo afetado, subjetivando e sendo subjetivado, formando e sendo formado. Constituir-se como sujeito de ação na função-educador também implica o exercício de destruição de todo homopedagogismo, pois tudo o que é possível de ser feito está diante de nós mesmos. É urgente, entretanto, contrapor-se à estabilidade de toda destinação das verdades presentes na formação humana. É possível, em alguma medida, uma educação heterotópica? É possível uma educação voltada para a constituição de sujeitos ativos, emancipados, críticos? São possíveis práticas pedagógicas desviantes, a fim de produzir experiências de liberdade no cotidiano escolar? É possível que a formação humana conte mais com a subjetividade de cada um do que com os vínculos de saberes-poderes de conduções sujeitantes?

Educação / Filosofia

Edições (1)

ver mais
FOUCAULT E A FUNÇAO-EDUCADOR

Similares


Resenhas para FOUCAULT E A FUNÇAO-EDUCADOR (1)

ver mais
on 30/5/12


O livro tem uma temática que me lembrou muito a "Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire, se referindo à importância do docente partir da realidade imediata para refletir, agir e se reposicionar diante dos fatores condicionantes e expor suas inquietações para seus estudantes, dando a oportunidade que outros também tenham esta possibilidade de tomar outros rumos em suas vidas que não aqueles estabelecidos cuturalmente. Embora as obras remetam a práticas semelhantes, as bases teóricas do... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 3
5
ranking 0
0%
4
ranking 33
33%
3
ranking 67
67%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Rosely
cadastrou em:
27/02/2012 12:19:37
Victor Anderson
editou em:
07/08/2016 22:33:34