Este livro, feito através de pesquisa e comparação, trilhou por dois caminhos distintos.
Primeiro: a teoria e prática do jogo. Iniciamos estudando sua história e evolução no transcurso do tempo.
Verificamos através das partidas deflagradas pelos grandes mestres, que usavam criatividade, arte, cálculos espaciais e temporais. Dominavam a estratégia e a tática. Com autocontrole absoluto, fugindo de pressões e criando pressões psicológicas. Ao serem derrotados, aprendiam mais, controlando também a frustração. Tornaram-se pessoas intelectualmente desenvolvidas e hábeis nas soluções de lides.
Segundo: olhamos para o prisma do aprendiz, do aluno, do aficionado que busca um aprendizado rápido, seguro e completo, sem que tenha que recorrer a muitas obras para atingir o mesmo objetivo. Mas temos aí a criança e o adulto. Aquele que sabe mover as peças mas não sabe jogar. Aquele que sabe jogar mas não o faz com técnica suficiente para jogar um boa partida, ou ainda, aquele que quer aprender o suficiente para participar de campeonatos amadores, tentando galgar uma carrreira de jogador profissional.
Assim, pelo ângulo da pedagogia, da psicologia, encontramos alguns aspectos em comum. E um deles é que: uma imagem diz mais do que mil palavras, como dizia Confúcio. Um aspecto gráfico é mais atrativo para a criança e para o adulto. A imagem materializa a teoria, concretizando o pensamento.
Então, começamos pela idéia de mostrar o que é o jogo de xadrez: quer como esporte, jogo, ciência, passatempo e arte, que traz efeitos tão benéficos à formação da personalidade do indíviduo, o que torna o xadrez obrigatório nas escolas de muitos países do mundo, e são aqui incentivados pelo MEC.
Através desta obra, onde foram compilados todos os passos necessários ao leitor para que se torne um enxadrista, quer através do auto-aprendizado, ou com assistência de professor, terá, ao fim, condições efetivas de ser um jogador de xadrez.