Gaudium ET Spes

Gaudium ET Spes Concílio Vaticano II


Compartilhe


Gaudium ET Spes


Constituição Pastoral sobre a Igreja no mundo de hoje




A Gaudium et Spes é uma constituição pastoral sobre a Igreja no mundo atual, a 4ª das Constituições do Concílio Vaticano II. Trata fundamentalmente das relações entre a Igreja Católica e o mundo onde ela está e atua.
Inicialmente ela constituía o famoso "esquema 13", assim chamado por ser esse o lugar que ocupava na lista dos documentos estabelecida em 1964. Sofreu várias redações e muitas emendas, acabando por ser votada apenas na quarta e última sessão do Concílio. A última votação teve os seguintes resultados: 2309 placet; 75 non placet; 10 nulos. O Papa Paulo VI, no dia 7 de Dezembro de 1965, na 9ª sessão solene, promulgou esta Constituição.
Formada embora por duas partes, constitui um todo unitário. A primeira parte é mais doutrinária, tratando de vários temas eclesiológicos (muitos deles já debatidos no Lumen Gentium), tais como a missão de serviço ou o sacerdócio comum do Povo de Deus. A segunda parte é fundamentalmente pastoral, centrando-se nos diversos problemas do mundo atual: "a explosão demográfica, as injustiças sociais entre classes e entre povos e o perigo da guerra nuclear", entre outros problemas socias e económicos. Esta constituição também mostrou uma maior tolerância da Igreja em relação aos progressos científicos.
Trata-se de um documento muitíssimo importante, pois significou e marcou uma viragem da Igreja Católica "de dentro" (debruçada sobre si mesma), "para fora" (voltando-se para as realidades económicas, políticas e sociais das pessoas no seu contexto). Por isso, este documento constituiu também um passo importante no aggiornamento proposto pelo Concílio e na fixação da Doutrina Social da Igreja.

Religião e Espiritualidade

Edições (2)

ver mais
Gaudium Et Spes
Gaudium ET Spes

Similares


Resenhas para Gaudium ET Spes (2)

ver mais
on 22/3/22


A principio eu não havia encontrado dificuldades com o documento Gaudium et Spes, mas ao chegar nos tópicos cultura, economia e relações internacionais elas vieram, dando a impressão de que não foi a mesma mente que idealizou aqueles trechos do documento; o que se mantinha era apenas o estilo, mas o leitor atento sentiu que algo mudou no discurso. Para citar um exemplo, no tópico sobre economia, o documento encoraja explicitamente aos extremamente necessitados que tirem daqueles que ... leia mais

Estatísticas

Desejam3
Trocam1
Avaliações 4.3 / 16
5
ranking 56
56%
4
ranking 31
31%
3
ranking 6
6%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

61%

39%

Paulo Vinícius
cadastrou em:
15/01/2012 15:17:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR