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Gelo Anna Kavan


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Não é à toa que Jonathan Lethem afirma no prefácio desta edição que Gelo "é uma narrativa como a lua é a lua. Só existe uma." Experimental, onírico e inebriante, o romance de Anna Kavan teve um percurso particular desde sua primeira publicação, em 1967. Se por um lado Kavan foi consagrada pela crítica — que a filiou a escritores canônicos como Kafka, Woolf ou Beckett — e despertou a admiração de autoras como Anaïs Nim e Doris Lessing, por outro lado, a ficcionista inglesa que adotava como pseudônimo o nome de uma de suas personagens foi menos lida do que merecia, de certo em razão de suas rupturas narrativas desconcertantes.

Em meio a uma iminente catástrofe ambiental que destruirá o planeta com uma avalanche de gelo, três protagonistas inominados e envolvidos em um suposto triângulo amoroso tentam se salvar a um só tempo da destruição que se aproxima e uns dos outros. O narrador, “a garota” e o “guardião” estão sempre a um passo da aniquilação, da guerra dos homens diante da escassez de recursos, da violência de seu próprio relacionamento e das imensas paredes gélidas que engolfam seus caminhos em ambiente e tempo não definidos. Sempre no encalço da garota cristalina de cabelos brancos de tão loiros, os dois homens não poupam brutalidade para protegê-la, tratando-a como vítima incapaz e indefesa.

Tudo em Gelo parece ruir e escapar inclusive da leitura mais atenta, como se a brancura gélida cegasse a percepção. Mas, como é comum acontecer com obras de vanguarda, o tempo vem realçando o caráter antecipatório do livro ao evidenciar mais de um aspecto central da narrativa: ao lado do protofeminismo do romance, subjaz nele a certeza de que ação destrutiva do homem sobre a natureza invariavelmente o levará à extinção.

Embora temas pós-apocalípticos já fossem comuns na literatura do período pós Segunda Guerra Mundial, sobretudo pela falta de saída em que se encontravam os indivíduos fraturados, é inevitável ler Gelo nos dias de hoje sem associá-lo ao panorama das mudanças climáticas, tema do posfácio desta edição, assinado pela pesquisadora inglesa Victoria Walker. Não apenas pela escolha temática, mas por sua linguagem e forma, o romance pode ser lido como uma poderosa representação literária do antropoceno e do apocalipse ecológico prenunciado pela genialidade fugidia de Kavan.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance / Distopia / Fantasia / Ficção científica

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Resenhas para Gelo (7)

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Tenebrosamente ruim.
on 3/1/24


Eu me esforcei muito para ler esse livro, mas todo o esforço foi em vão. A história não anda, a cada capítulo permanece sendo uma caçada obsessiva que parece não chegar ao fim, tampouco ter um início bem definido. É confuso, mal escrito, longas frases que não fazem sentido, pseudo-reflexões que não agregam em nada, isso só comprova que é uma grande perda de tempo. No início, a premissa me pareceu muito interessante: protagonistas sem nome, espaço-tempo não definido, distopia... contudo... leia mais

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GELO, de Anna Kavan | Resenha

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Jenifer
cadastrou em:
17/02/2022 19:28:06
Fernando
editou em:
04/12/2022 21:03:00