Gungunhana

Gungunhana Ungulani Ba Ka Khosa


Compartilhe


Gungunhana





Em 1987, Ungulani Ba Ka Khosa inscrever-se-ia de forma indelével no cânone da literatura moçambicana com a publicação de "Ualalapi", um romance de estreia tão perturbador quanto fascinante, eleito um dos cem melhores romances africanos do século XX.

Gungunhana, o último imperador de Gaza, parte atual de Moçambique, subiu ao poder quando Ualalapi, nome de um guerreiro nguni, matou o seu irmão, Mafemane. Famoso pela resistência que opôs aos Portugueses, Gungunhana reinou de 1884 até 28 de dezembro de 1895, dia em que foi feito prisioneiro por Mouzinho de Albuquerque, transportado para Lisboa e posteriormente enviado para os Açores, onde viveria em exílio até ao final dos seus dias.

Nesta edição, à história deste imperador - a sua ascensão e queda - junta-se a narração ficcionada das vidas das mulheres que o acompanharam na sua viagem e que regressaram ao solo pátrio em 1911, depois de longos e tortuosos quinze anos de exílio. Com "As Mulheres do Imperador", Ungulani Ba Ka Khosa fecha o ciclo dedicado a esta figura histórica ímpar, celebrando os seus trinta anos de escrita com um tributo - merecido - às mulheres, sempre secundarizadas pela História.

Literatura Estrangeira / Ficção

Edições (2)

ver mais
Gungunhana
Gungunhana

Similares

(2) ver mais
Orgia dos loucos
Sangue Negro

Resenhas para Gungunhana (7)

ver mais
on 25/12/20


Uma perspectiva muito interessante, dando voz a personagens até então sem voz, com uma pitada de realismo mágico... leia mais

Vídeos Gungunhana (1)

ver mais
GUNGUNHANA: UALALAPI e AS MULHERES DO IMPERADOR, de Ungulani Ba Ka Khosa | LiteraTamy

GUNGUNHANA: UALALAPI e AS MULHERES DO IMPERAD


Estatísticas

Desejam26
Trocam1
Avaliações 4.1 / 21
5
ranking 29
29%
4
ranking 62
62%
3
ranking 10
10%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Oz
cadastrou em:
17/06/2018 22:40:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR