História concisa da escrita

História concisa da escrita Charles Higounet


Compartilhe


História concisa da escrita





Depois de nos fornecer quatro preciosos volumes: Estrangeirismos - guerras em torno da língua, de Carlos Alberto Faraco; Língua materna - letramento, variação e ensino, de Maros Bagno, Michael Stubbs e Gilles Gagné; História concisa da lingüística, de Barbara Weedwood, e Sociolingüística - uma introdução crítica, de Louis-Jean Calvet, a coleção “Na Ponta da Língua” da Parábola Editorial nos apresenta a História Concisa da Escrita, de Charles Higounet, traduzida por Marcos Marcionilo, num bem acabado volume de 192 páginas ilustradas, que vai aqui apresentado ao público interessado dos filólogos e lingüistas.



História concisa da escrita registra em poucas páginas toda a aventura da humanidade no estabelecimento da escrita como procedimento de fixação da linguagem articulada. Contudo, a escrita é, mais que instrumento, mais que modo de imobilização da linguagem, uma nova linguagem, que disciplina o pensamento e, ao transcrevê-lo, o organiza.



A escrita dá acesso direto ao mundo das idéias e permite apreender o pensamento e fazê-lo atravessar o espaço e o tempo; é o fato social que está na base de nossa civilização.



Ao final dessa sintética história gráfica da escrita, cada qual pode, segundo seu gosto ou seu temperamento, recuar para o passado, ou olhar para o futuro. Recuar ao passado é entrar no domínio da pesquisa paleográfica; olhar para o futuro é se preocupar no imediato com o ensino da escrita.



O presente e o futuro demandam mais que especulações. O que importa é manter para as novas gerações o uso de uma escrita corrente de boa qualidade e de grande rapidez e fazer aumentar sempre o número de indivíduos que sabem escrever. (4ª capa)



As orelhas do livro trazem uma síntese da pretensão dos editores e dos organizadores da coleção:



A história da humanidade se divide em duas imensas eras: antes e desde a escrita: a lei escrita substituiu a lei oral, o contrato escrito substituiu a convenção verbal, a religião escrita se seguiu à tradição legendária.



História concisa da escrita registra em poucas páginas toda a aventura da humanidade no estabelecimento da escrita como procedimento de fixação da linguagem articulada.



Pode-se dizer que, dentro de seu campo, nada falta a este livro. Esta é a razão de sua permanência num cenário marcado por grande cuidado no resgate da história da escrita.



Fiel a si mesma, a coleção “Na Ponta da Língua” resgata esse clássico, escrito por um autor que conhece o assunto perfeitamente e que sabe escrever com propriedade.



História concisa da escrita aborda toda a história do texto, desde as suas origens a nossos dias, percurso graficamente enriquecido por uma série de ilustrações que traduzem plasticamente a densidade do assunto tratado.



Os editores justificam, desnecessariamente, a meu ver, a motivação que os levaram a publicar o livro aqui apresentado, nos seguintes termos:



Decidimos publicá-lo por se tratar de uma “história concisa”, rica em dados que normalmente não circulam entre nossos estudantes e rica em capacidade de síntese. A necessidade de síntese não levou Higounet a perder nada do fundamental num percurso que cobre um longo arco de tempo. Em momento algum el perdeu a riqueza de todos os períodos e sistemas abordados, com um didatismo só encontrável nos profundos conhecedores do assunto. Sua experiência de paleógrafo lhe permitiu ser um bom professor de história da escrita. (p. 7)



..........................................................................................................



... o encadeamento histórico e as questões de base postas por Higounet permanecem rigorosamente válidos para o ensino e para a reflexão e podem alimentar o projeto de difusão do conhecimento que anima todas as nossas iniciativas. (p. 8)



Para completar essa resenha técnica da História concisa da escrita, transcreve-se também o seu sumário, para que seus futuros leitores já tenham uma imagem perfeita do trabalho visto por seus próprios editores:



Nota do Editor 7



Capítulo I - A escrita, expressão gráfica da linguagem 9



Escrita e civilização 9



Escrita e linguagem 11



Materiais e caracteres das escritas 15



Decifração e estudo das escritas 22



Capítulo II - As escritas não-alfabéticas 29



A escrita sumero-arcádica 29



A escrita egípcia 37



As escritas “hitita” hieroglífica, proto-indiana e cretense 43



A escrita chinesa 48



As escritas americanas pré-colombianas 54



As escritas silábicas cipriota e persepolitana 56



Capítulo III - As escritas alfabéticas 59



As origens do alfabeto 59



O alfabeto fenício 66



As escritas aramaicas e o hebraico quadrado 70



A escrita árabe 74



As escritas sul-arábicas e etíopes 79



As escritas indianas 81



As escritas líbia e ibérica 84



O Alfabeto grego 85



Os alfabetos surgidos do grego: copta, gótico e eslavo 94



As escritas rúnicas 97



Capítulo IV - A escrita latina até o século VIII 101



Os alfabetos etruscos e itálicos 101



O alfabeto latino 103



A escrita romana até o século II 106



A metamorfose da escrita romana 109



As escritas pré-carolíngias 115



As origens da escrita carolíngia 120



Capítulo V - A escrita medieval 127



A escrita carolíngia 127



A expansão e a evolução da escrita carolíngia 132



A escrita gótica 137



A escrita humanística 143



As notas tironianas e as abreviações medievais 145



Os números e os sinais auxiliares da escrita 152



Capítulo VI - Problemas de hoje e de amanhã 159



As escritas mecânicas 159



As escritas manuscritas modernas 165



As abreviações contemporâneas e a estenografia 169



Problemas de pesquisa e de ensino 173



O progresso do alfabeto latino 176



A geografia e o futuro da escrita 179



Bibliografia 185



Graças ao sucesso da escrita na história da humanidade, Higounet lembra que “Há até quem sonhe com uma escrita universal, ao menos manuscrita, que combinaria a exatidão da notação do sistema fonético internacional com a simplicidade gráfica e a rapidez dos sistemas estenográficos” (p. 182), mas, com a chegada da comunicação virtual (via Internet) o sonho de uns poucos está perto de se esboçar concretamente, acreditamos.

Edições (1)

ver mais
História concisa da escrita

Similares

(1) ver mais
História concisa da linguística

Resenhas para História concisa da escrita (2)

ver mais
O TÍTULO JÁ É ADVERTENTE.
on 28/6/20


O livro pula muito de uma data para outra, de um evento histórico para outro sem situar muito bem os tópicos. Acho que é por isso que tem o título de História Concisa da Escrita. Não atendeu às expectativas.... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam1
Avaliações 3.7 / 47
5
ranking 19
19%
4
ranking 45
45%
3
ranking 23
23%
2
ranking 13
13%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Tainan Costa
cadastrou em:
07/02/2009 18:50:04
Aroldo Comune
editou em:
09/06/2022 20:48:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR