Pela primeira vez no Brasil coloca-se ao alcance do público um livro consagrado exclusivamente à História da Educação Medieval, estribado nas fontes históricas e nas melhores obras de referência, redigido por um professor universitário brasileiro. Até agora, o tema só podia ser examinado à pressa em um ou em poucos capítulos de manuais nacionais ou estrangeiros da História da Educação. O livro que ora se oferece ao público estudioso é obra de iniciação para os estudantes de História da Educação e pode prestar grande auxilio aos professores da disciplina, tanto pelos seus ensinamentos como pelas indicação bibliográficas. Ademais, o livro pode ser lido com interesse e proveito pelas pessoas cultas e apreciadoras de temas históricos. Aliás, um dos méritos desta História da Educação Medieval é dissipar preconceitos acendrados a respeito da Idade Média e da Escolástica, e que só perduram devido à força de inércia da ignorância e da teimosia. A obra desvenda um amplo panorama em que se sucedem a situação cultural no início da Idade Média após a derrocada do Império Romano do Ocidente, o florescimento das escolas monásticas, os renascimentos do século VIII ao XII, o aparecimento e a constituição das universidades, o significado e as realizações da Escolástica, encerrando-se com o exame do declínio da educação medieval.