História da Física

História da Física Renato Braga de Oliveira


Compartilhe


História da Física


De Tales à Einstein




Os primeiros filósofos da natureza escreviam suas obras em rolos de papiros e pergaminhos, ensinavam nos centros das grandes cidades, nas escolas e academias. Trabalharam para imperadores e reis, nos museus e bibliotecas. Também eram administradores nos grandes impérios. Escreviam livros e trocavam cartas. Galileu lia as recém publicadas obras de Arquimedes e Aristóteles pelos editores suiços e escrevia suas obras em pilhas de papel usando tinta e pena de pássaro. Os manuscritos eram enviados a editores na Suíça ou Holanda onde viravam livros.

A física foi se revolvendo ao longo de 2200 anos por matemáticos, astrônomos, filósofos e teólogos e finalmente nasce em uma cidade afastada de Londres em 1670. Vivemos 400 anos de desenvolvimento científico. Antes da criação do Estado e das universidades o cientista trabalhava para reis e aristocratas. Foi um profissional liberal autônomo. Antes de serem gênios os grandes personagens da física moderna e clássica eram ricos burgueses sem muita preocupação com os problemas da vida diária, outros, vieram de famílias pobres e contribuíram com a ciência mesmo sem a ajuda da família, dos amigos ou do Estado. Atualmente o pesquisador tem estudado fenômenos específicos e publicado seus trabalhos em três ou cinco páginas chamadas artigos científicos junto a outros colaboradores em uma instituição de pesquisa pública ou privada.

As grandes invenções não ocorrem em tempos de guerra e a ciência foi mais uma obra do acaso do que uma construção planejada. A história da física está mais para o surgimento caótico de uma cidade do que para o projeto estruturado de uma catedral gótica ou neoclássica.

A física é a ciência que estuda as leis fundamentais do universo. Campos vetoriais, a matéria-energia e o espaço-tempo. Atualmente utilizamos três ciências físicas básicas para controlar a natureza: a física clássica, a mecânica quântica e a relatividade.

Os primeiros filósofos naturais observaram a natureza de forma racional e sistemática. A palavra, em sua etimologia, vem do grego, physis, e significa natureza. Assim, o campo de estudo da física é a natureza, o universo. A física nasce finalmente em 1687 quando Isaac Newton, então professor de matemática em Cambridge e membro da Royal Society, publica suas leis do movimento.

Não é possível tornar-se físico ou ensinar física sem conhecer a história da física ou a história da ciência. Este livro não narra a história da física, mas uma história da física voltada à divulgação da ciência. Um romance da história da física. Tão incrível quanto esta ciência fundamental é sua história e a perguta que devemos nos fazer é qual o papel da ciência na sociedade. Quando analisamos grandes civilizações como a egípcia ou a babilônica, e comparamos os tempos de existência e os nossos poucos 400 anos de modernidade tecnológica e científica, estamos realmente evoluindo?

A nossa ideia ao escrever este livro era o de publicar uma obra tão concisa quanto a História da Matemática de Carl B. Boyer porém menos aprofundada. Procuramos escrever uma obra que narrasse uma história da física desde sua fase embrionária até os dias atuais.

Didáticos / Técnico / História

Edições (1)

ver mais
História da Física

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Deborah
cadastrou em:
19/09/2019 12:02:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR