História Rural Medieval

História Rural Medieval José Ángel García de Cortazar y Ruiz de Aguirre

Compartilhe


História Rural Medieval


La historia rural medieval : un esquema de análisis estructural de sus contenidos a través del ejemp...




Três problemas gerais devem interessar o historiador de história rural:
1) A evolução da paisagem agrária nesse mesmo marco de referência.

2) A distribuição do poder e as alterações que na mesma se produzem, sobretudo em relação às formas de exploração da terra.

3) O mecanismo de criação de rendas e, se o há, de transferência das mesmas para outros setores da economia, regional ou extra-regional. Os três problemas surgem estreitamente entrelaçados, influenciando-se mutuamente no decorrer do espaço cronológico da nossa observação, que se limita entre o século VIII e finais do século XV. A todo o momento, o conhecimento geográfico mais profundo da área em estudo surge como elemento de primeira necessidade para o medievalista: extensão total, morfologia, solos, clima, vegetação, rede hidrográfica, condições físicas da rede de vias de comunicação; extensão parcial por áreas de solos diferentes ou de vegetações diversas, superfície exata dos limites municipais atuais (herdados talvez de uma história antiga), distância entre eles, índice de dispersão do habitat e tipos dos mesmos. No caso desta História Rural Medieval é uma incontestável obrigação científica, pois constitui o meio mais recomendável de aquisição de boa parte dos fundamentos da nossa disciplina.

História / História Geral

Edições (1)

ver mais
História Rural Medieval

Similares

(3) ver mais
Guia de História Universal
A Civilização do Renascimento
História e Verdade

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Eduardo
cadastrou em:
31/01/2010 00:46:18
orffeus
editou em:
01/12/2021 19:11:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR