Idades da história

Idades da história Marcos Antônio Lopes


Compartilhe


Idades da história


figuras e ideias do pensamento histórico moderno




O livro tem o mérito de explorar as variedades da cena historiográfica ocidental em uma longa sucessão temporal que vai do fim da Idade Média ao início da Era Industrial. Como afirma o autor acerca da abrangência de seu livr, busca-se "ressaltar a diversidade de gêneros e modos de se escrever História ao longo de três ou quatro séculos." Desde os primeiros traços, percebe-se o empenho com a precisão conceitual, com a precisão conceitual, com a precisão conceitual, com a análise das fontes, com o rigor da argumentação, com a necessidade de burlar, tanto quanto possível, as armadilhas deixadas pelo anacronismo, componente sempre tão traiçoeiro quanto comprometedor da pesquisa histórica.
Outro elemento a se destacar em Idades da História é o amplo e aprofundado diálogo que o autor estabelece com autores vários, revelando invejável erudição e domínio temático da história da historiografia, instrumento colocado em prática para traduzir e revelar aos leitores atuais estilos literários, concepções de tempo histórico e formas de racionalidade há muito desfeitos pela ação corrosiva da história.

Edições (1)

ver mais
Idades da história

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Eduardo
cadastrou em:
04/09/2010 21:47:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR