Imperialismo e Questão Europeia

Imperialismo e Questão Europeia Domenico Losurdo


Compartilhe


Imperialismo e Questão Europeia





Quais características deve possuir hoje um movimento de emancipação para ser considerado como tal? Contra qual antagonista devemos concentrar as nossas energias? O que devemos entender por imperialismo? Imperialismo e questão europeia é uma obra póstuma de Domenico Losurdo, organizada por Emiliano Alessandroni, com base em um conjunto de artigos escritos entre 1978 e 2017, tematizando a União Europeia em diferentes fases.

Na apresentação, Alessandroni põe em relevo a constante preocupação do autor com a questão europeia. Losurdo defendia um posicionamento contrário à saída da Itália da União Europeia, o que gerava críticas tanto pelo Partido Comunista como por parte de outros setores da intelectualidade e da militância de esquerda. Segundo Losurdo, os argumentos de que se deveria abandonar a União Europeia por seu viés capitalista e imperialista não encontram sentido, pois “seguindo essa lógica, também deveríamos sair da Itália”.

Losurdo contribui para lançar luz sobre alguns nós não desatados do nosso presente: o legado da tradição colonial e do nazifascismo, a democracia moderna e a identidade política da União Europeia. Os artigos selecionados – atendendo aos últimos desejos de Losurdo de apresentar seu pensamento sobre as complexas relações entre União Europeia e imperialismo - fornecem os instrumentos analíticos com os quais é possível refinar a nossa perspectiva de conflitualidade, libertar-se de uma representação mecanicista das contradições sociais e adquirir, tanto do ponto de vista espacial quanto temporal, um olhar muito mais amplo e profundo – ou seja, uma visão dialética – sobre os grandes conflitos que inflamaram e continuarão a inflamar os nossos tempos.

Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Imperialismo e Questão Europeia

Similares


Resenhas para Imperialismo e Questão Europeia (1)

ver mais
on 11/6/23


Esta foi a primeira obra de Losurdo que tive contato, e por não estar tão familiarizada com o tema, foi uma leitura que fiz bem devagar (também porque o autor traz as questões de forma bem profunda). Fiquei impressionada com a contextualização e o debate que o autor faz sobre o que é ser imperialista atualmente e qual a relação entre imperialismo e a união européia, e isso ampliou muito a minha visão sobre como EUA e países da Europa se relacionam entre si e com os demais países do mu... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

lbarrosjr
cadastrou em:
18/03/2023 11:24:25
lbarrosjr
editou em:
18/03/2023 11:24:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR