Explicar imagens é o desafio do historiador da arte que, no século XXI, conhece diversas possibilidades de interpretação. Tamara Quírico abraça esse desafio com maestria ao analisar o tema grandioso do Juízo Final no Trecento e no Quattrocento. Este livro propõe mais do que uma revisão historiográfica sobre o tema. Apresenta, com desenvoltura, as prováveis causas para importantes transformações em pinturas que retratam o Cristo juiz e sua corte celeste, o Inferno e o Paraíso. A pesquisadora nos desvenda o universo do imaginário medieval sobre o Além, um domínio que abrange os mais profundos anseios e temores relacionados à morte e à escatologia. São imagens onipresentes em locais diversos, para além dos interiores de igrejas: pinturas que dialogam com os versos de Dante. Este livro, bem ilustrado, conduz o leitor através dos desdobramentos sutis e progressivos da visualização do Além. Dinâmico e bem escrito, ele interessará a todos que apreciam as artes pictóricas e seu potencial para abordar as questões existenciais que norteiam as aspirações da condição humana.
Artes / História