A obra centra-se na problematização e na busca de soluções para questões sociais vinculadas aos jovens e aos seus espaços de vivência. Inova na diversificação de propostas, reorientando uma cultura de aprendizagem que concebe o estudante como protagonista e o professor como um agenciador de conhecimentos. Para tanto, articula a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), em seu desenho interdisciplinar, mobilizando os componentes de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. A obra está organizada em torno de 6 temas integradores: “STEAM”, “Protagonismo Juvenil”, “Midiaeducação”, “Mediação de Conflitos” e 2 de livre escolha, que retomam os temas “STEAM” e “Midiaeducação”. Os temas dos projetos são pertinentes e colaboram, cada um ao seu modo, com a promoção de debates democráticos e com a formação cidadã. Os conceitos natureza, arte, sustentabilidade, imagem, violência, autonomia, moda e beleza, ganham destaque. Valorizam-se aspectos relacionados à dimensão afetiva como empatia, cuidado de si, respeito ao outro, convívio social, prática da não-violência e o reconhecimento das diferenças. A obra destaca-se pela proposição de atividades e pesquisas que colaboram e objetivam o desenvolvimento do pensamento científico, da argumentação e da inferência. As potencialidades aparecem relacionadas, também, ao uso de diversas linguagens associadas às sugestões de filme, textos, ilustrações e infográficos que auxiliam e expandem a compreensão dos fenômenos sociais em estudo. A obra apresenta bibliografia complementar, e há possibilidade de flexibilização da organização dos conteúdos e cronograma.
Didáticos / Técnico / Educação / Filosofia / Geografia / História / Sociologia