Inteligência artificial e suas ambivalências

Inteligência artificial e suas ambivalências Godo Rodolfo Goemann Jr.


Compartilhe


Inteligência artificial e suas ambivalências


Uma abordagem social dos benefícios, riscos e desafios da IA




A Inteligência Artificial não é inteligente e não é artificial” ― Dra. Kate Crawford.

O presente livro relaciona argumentos que explicam e confirmam essa declaração. Além disso, a IA encontra-se em sua pré-infância, algo menos que um bebê engatinhando. Então, por que tanta celeuma e preocupações com ela?

Como a IA consegue realizar maravilhas indescritíveis se não é inteligente e não passa de um bebê? Ela já produz diagnósticos médicos mais precisos que os dos seres humanos, faz previsões climáticas mais assertivas, proporciona educação individualizada para o perfil de cada aluno, cria músicas e pinturas, tem diálogos mais consistentes que os dos próprios seres humanos, realiza descobertas científicas autônomas, e muito mais. Como isso é possível?

Este livro oferece algumas respostas, proporcionando uma visão abrangente dos benefícios do uso da IA em inúmeros países, mas também advertências sobre seus riscos. O leitor poderá examinar um menu completo de temas dos mais variados matizes, incluindo documentos de instituições internacionais renomadas, aspectos jurídicos de fomento ou entraves, o embate entre interpretações otimistas e críticas sobre o papel da IA, bem como trajetórias previstas para seu futuro. Além disso, com o advento da IA, estamos vivendo um momento de ruptura epistemológica sem precedentes na história humana.

Este é um livro de natureza jornalística, e não técnica ou acadêmica.

Ele oferece uma visão abrangente dos benefícios proporcionados pelo uso da Inteligência Artificial (IA) na maioria dos países, mas também advertências sobre seus riscos. A maioria das atividades humanas está sendo afetada pela IA ― educação, diagnóstico de doenças, agronegócio, monitoramento ecológico, direito, prevenção ao crime, finanças, segurança cibernética e muitas outras.

Além disso, pela primeira vez, uma tecnologia realiza descobertas científicas que os seres humanos ainda não haviam imaginado ― especialistas dizem que “a IA é a última invenção que precisava ser inventada”. Mesmo assim, este livro avalia inúmeros aspectos críticos, como mudanças no mundo do trabalho, perda de privacidade e outros.

Sistemas de IA são populares na Europa, nos EUA e na China há mais de 15 anos, disponibilizando milhares de aplicações utilizadas por empresas e governos. No Brasil, centenas de startups estão produzindo sistemas nas mais variadas áreas, e a maioria dos setores está sendo beneficiada por algoritmos de IA. Finalmente, em muitos campos, aplicações de IA têm exibido aspectos temerários, como vieses, preconceitos e erros. Isso pode tornar cidadãos e empresas potencialmente vítimas de uma tecnologia que não compreendem e com a qual não sabem lidar. Governos e organizações civis estão reagindo, e legislações estão sendo criadas ao redor do mundo.

Informática e Tecnologia / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Inteligência artificial e suas ambivalências

Similares

(12) ver mais
Superinteligência
Inteligência artificial
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Pedro
cadastrou em:
09/12/2022 17:04:00
Pedro
editou em:
09/12/2022 17:04:18
Pri Paiva
aprovou em:
12/12/2022 11:59:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR