Introdução às Relações Internacionais

Introdução às Relações Internacionais Sérgio Vieira da Silva


Compartilhe


Introdução às Relações Internacionais





Apesar da ciência das Relações Internacionais ser bastante recente, a verdade é que os problemas relativos à convivência entre os povos - nomeadamente as questões ligadas à paz e à guerra - têm sido objecto da reflexão humana desde os tempos mais longínquos da história do pensamento.

A emergência da primeira ciência a ocupar-se expressamente dos fenômenos internacionais, com um carácter puramente científico, é relativamente recente, podendo-se afirmar com alguma segurança que coincide com o aparecimento do Estado soberano.

O Direito Internacional foi a primeira disciplina a surgir e a desenvolver-se nestes termos a partir do século XVI, seguindo-se-lhe a História Internacional (em sentido lato) e, paralelamente, a Diplomacia. Seja como for, e ainda que os antecedentes das Relações Internacionais remontem a Idade Moderna Europeia, especificamente à paz de Vestfália de 1648, é só a partir da Primeira Guerra Mundial que as Relações Internacionais emergem como disciplina científica, com o propósito definido de explicar os fenômenos internacionais numa perspectiva global.

Didáticos / Técnico

Edições (1)

ver mais
Introdução às Relações Internacionais

Similares

(1) ver mais
Temas da agenda internacional: O Brasil e o Mundo

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Karen Cristina
cadastrou em:
16/06/2016 15:14:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR