Islamismo e Negritude

Islamismo e Negritude João Baptista M. Vargens...

Compartilhe


Islamismo e Negritude


Da África ao Brasil, da Idade Média aos nossos dias




Para resumir a essência e proposta deste livro, nada melhor do que extrair a primeira consideração expressa em seu segundo prefácio: “Os negros chegaram ao Brasil antes do petróleo árabe. E – com os negros – o Islamismo”, por Monsenhor Alphonse Nagib Sabbagh.
Com o objetivo de registrar a história da saga dos malês no Brasil, João Baptista M. Vargens e Nei Lopes concluíram uma verdadeira pesquisa antropológica – fundamentada numa ampla investigação histórica e em entrevistas de campo realizadas com descendentes dos malês em vários pontos do Brasil.
Assim, é impossível desconsiderar que com a obra Islamismo e Negritude os autores tenham dado grande contribuição aos estudos de resgate da identidade dos negros brasileiros. Ainda mais se considerarmos que o trabalho fora finalizado há mais de 25 anos e que – de lá para cá – vários movimentos sociais em torno da questão da negritude tomaram força no País.
Para finalizar, vale citar que Islamismo e Negritude foi a publicação inaugural da série semestral de trabalhos intitulada “Estudos Árabes”, coordenada pelo Setor de Estudos Árabes da Faculdade de Letras da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Edições (1)

ver mais
Islamismo e Negritude

Similares

(1) ver mais
Sambeabá

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 2
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Elias Paixão
cadastrou em:
19/09/2013 08:34:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR