Jeito de matar lagartas

Jeito de matar lagartas Antonio Carlos Viana


Compartilhe


Jeito de matar lagartas





Vencedor do prêmio APCA em 2009, Antonio Carlos Viana lança novo livro de contos na comemoração dos quarenta anos de sua carreira literária.

Quase seis anos após a publicação de Cine privê, um dos melhores contistas brasileiros da atualidade presenteia o leitor com este marcante Jeito de matar lagartas. Ao narrar histórias do cotidiano aparentemente banais, como uma brincadeira de criança, a venda de um imóvel ou o reencontro de um jovem estudante com a antiga professora, o autor toca em questões fundamentais como o envelhecimento, o sexo (ou a ausência dele) e a solidão. Se em seu livro anterior os protagonistas passam muitas vezes por situações extremas e respondem à altura às vicissitudes da vida, em sua nova obra as personagens são ao mesmo tempo resignadas e inquietas, o que torna o resultado ainda mais surpreendente.

Para o poeta e tradutor Paulo Henriques Britto, “a escrita de Antonio Carlos Viana, que acaba de completar quarenta anos de carreira literária, caracteriza-se desde o início pela concisão, uma recusa a qualquer forma de sentimentalismo, sem que isso implique indiferença ou cinismo. O distanciamento do narrador, mesmo quando (como frequentemente ocorre) a história é contada na primeira pessoa, visa acima de tudo garantir a precisão vocabular, a limpidez da sintaxe, e tem o efeito de acentuar a verossimilhança do narrado, até quando a ficcionalidade é evidente.”

Ao final da leitura destas narrativas o leitor possivelmente chegará à mesma conclusão que um de seus protagonistas: o mundo se divide “entre os de coração aflito e os de maldade extrema”.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Jeito de matar lagartas

Similares

(13) ver mais
Cine privê
O meio do mundo e outros contos
Falsos segredos
Cemitério de pianos

Resenhas para Jeito de matar lagartas (22)

ver mais
Paixão no Delta
on 9/5/20


Não costumo ser linear quando trata-se de contos, da mesma forma que os escolho procuro também sentir esse poder ao adentrar na obra. Viana me chegou como um amante que me dava companhia quando Cortázar não podia se fazer presente. O conheci aos poucos, como quem inicia uma amizade afetuosa desde o primeiro instante, e em pouco tempo ele ganhou espaço. Às vezes me revelou histórias tristes, por vezes engraçadas e algumas tantas intrigantes. A intimidade chegou cedo e logo me mostrou a... leia mais

Vídeos Jeito de matar lagartas (2)

ver mais
Reverbera com o escritor Antonio Carlos Viana - Parte 2

Reverbera com o escritor Antonio Carlos Viana

Reverbera com o escritor Antonio Carlos Viana - Parte 1

Reverbera com o escritor Antonio Carlos Viana


Estatísticas

Desejam74
Trocam1
Avaliações 3.9 / 194
5
ranking 31
31%
4
ranking 37
37%
3
ranking 27
27%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

42%

58%

aidastockler
cadastrou em:
03/02/2015 12:43:08
Jenifer
editou em:
30/08/2021 11:18:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR