John Ruskin e o ensino do desenho no Brasil

John Ruskin e o ensino do desenho no Brasil Claudio Silveira Amaral


Compartilhe


John Ruskin e o ensino do desenho no Brasil





O tema principal da obra do crítico de arte inglês John Ruskin foi uma teoria da percepção, cujo objetivo era o ensino do desenho considerado como parte da política industrial lon­drina do século XIX. No Brasil, podemos encontrar a influência do trabalho de Ruskin no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro (fundado em 1886 pelo arquiteto Joaquim Béthencourt da Silva), que tinha como sócio honorário o escritor Rui Barbosa, leitor de Ruskin. Muitas das ideias ruskinianas influenciaram o método de ensino do desenho no Liceu, que pretendia transformar a cidade do Rio de Janeiro em uma obra de arte. Neste livro, Claudio Silveira do Amaral abre a possibilidade para a revisão das experiências arquitetônicas brasileiras baseadas na concepção da estética ruskiniana, procurando problematizar e rediscutir os alicerces teóricos de nossa sociedade industrial.

Arquitetura e Decoração

Edições (1)

ver mais
John Ruskin e o ensino do desenho no Brasil

Similares

(3) ver mais
As Pedras de Veneza
A economia política da arte
História da História da Arte

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

marcooscaioo
cadastrou em:
18/11/2019 03:03:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR