Jornalista em mutação

Jornalista em mutação Adriana Barsotti


Compartilhe


Jornalista em mutação (Jornalismo a Rigor #9)


Do cão de guarda ao mobilizador de audiência




O livro de Adriana Barsotti – agora com o título Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência – demonstra que é possível entender a história do jornalismo na democracia moderna a partir da polarização entre as vertentes econômica e ideológica que disputam o campo jornalístico. Pela vertente econômica, a imprensa se torna, com a instituição da informação enquanto mercadoria, ainda no século XIX, em um negócio empresarial. Já pela vertente ideológica, a profissionalização dos jornalistas – resultado da comercialização da imprensa – implica disputa pela definição das notícias em função de valores éticos e normas deontológicas que ressaltam o papel político da informação na democracia.

Entretanto mais do que uma polarização entre as vertentes constituintes do campo jornalístico, é possível compreender a gênese do jornalismo informativo a partir desse paradoxo: não só a expansão comercial dos jornais possibilitou a criação da carreira jornalística, como esse novo paradigma – fornecer informação – permitiu a emergência de valores que continuam sendo identificados contemporaneamente com o jornalismo. Os mais fundamentais desses valores são, resumidamente, a produção de um discurso constituído pela vontade de verdade e a noção de serviço público que permeia a prática profissional – valores esses que são objetos de disputa teórica e conceitual; portanto, de disputa política.

Comunicação

Edições (1)

ver mais
Jornalista em mutação

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 25
25%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Lucas
cadastrou em:
12/11/2014 14:57:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR