Jurimetria

Jurimetria Marcelo Guedes Nunes


Compartilhe


Jurimetria


Como a estatística pode reinventar o direito




Foi-se o tempo em que pesquisa em Direito era sinônimo da reclusão de um jurista em sua biblioteca, inspecionando alfarrábios em busca de argumentos de autoridade e da origem romana de alguma norma. A sociedade clama por resultados e a_pesquisa _jurídica moderna, atendendo a este clamor com algum atraso, está se tornando cada vez mais_interdisciplinar_e empírica.
Conhecer a realidade é o primeiro passo para transformá-la. A lição que subjaz a todo esforço de pesquisa empírica séria é que ninguém muda aquilo que ignora. Não há, portanto, uma incompatibilidade entre a Jurimetria e as aspirações políticas do Direito. A pesquisa empírica não quer reduzir a dimensão axiológica do Direito a um punhado de números, nem muito menos almeja substituir as decisões humanas por modelos matemáticos. Ao contrário, há complementaridade entre esses esforços, uma vez que os resultados da investigação sobre o mundo como ele é trazem informações relevantes sobre o que devemos fazer para aproximá-lo daquilo que gostaríamos que ele fosse.
Essa é uma das razões pelas quais os estudos empíricos em Direito, que chamamos de Jurimetria, vêm crescendo. Os juristas estão mais conscientes de que há muita coisa acontecendo nos tribunais e que o sucesso das reformas legislativas do futuro depende de bons diagnósticos a respeito dos problemas atuais. Se as leis são os medicamentos para os males da convivência social, temos de estar bastante atentos para os tribunais, que são os hospitais onde elas se manifestam.

Direito / Matemática

Edições (1)

ver mais
Jurimetria

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR