Leibniz-Clarke

Leibniz-Clarke Gottfried Wilhelm von Leibniz


Compartilhe


Leibniz-Clarke


Correspondências




Esta obra é o resultado de um debate travado entre o grande filósofo e matemático alemão, Gottfried Wilhelm von Leibniz, e o filósofo inglês Samuel Clarke - um dos maiores discípulos de Isaac Newton -, entre os anos de 1715 e 1716. A troca de cartas teve início graças a Princesa Caroline de Ansbach, a quem Leibniz primeiramente escreveu afirmando que a física newtoniana era prejudicial à teologia natural. Clarke, tomando ciência da existência da carta por Caroline, escreveu sua primeira Resposta em defesa da filosofia newtoniana, e daí então a correspondência continuou até a morte de Leibniz, em 1716. Cogita-se que Newton pode ter influenciado diretamente as Respostas de Clarke.

Entre os temas do debate está a ciência, a religião e a filosofia. Nele, Leibniz apresenta conceitos básicos de sua Metafísica, como a Identidade dos Indiscerníveis e o princípio da Razão Suficiente, além de defender aquilo que posteriormente seria conhecido, na física, por Conservação de Energia.

Filosofia

Edições (1)

ver mais

Similares

(10) ver mais
Ensaios de Teodiceia Sobre a Bondade de Deus, a Liberdade do Homem e a Origem do Mal
A Monadologia e outros textos
Discurso de Metafísica
Leibniz E A Linguagem. Coleção Passo-a-Passo Filosofia

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Julian.Assange
cadastrou em:
01/08/2023 18:07:38
João gregorio
editou em:
01/08/2023 18:07:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR