A Falência

A Falência Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida


Compartilhe


A Falência (Clássicos da Literatura Luso-Brasileira #8)





Rio de Janeiro, 1891. Francisco Teodoro, um bem-sucedido e ambicioso comerciante de café, conhece Camila. Em busca de um casamento que traga estabilidade, ele não vê melhor opção que desposar tal jovem, bela e de boa e humilde família. Os filhos Mário, Rachel, Lia e Ruth crescem a olhos vistos, enquanto a empresa do pai continua a prosperar.

Nem só de flores, contudo, vivem os Teodoro. Francisco, cada vez mais ganancioso, vê outros comerciantes se arriscando no trato com o café e decide fazer o mesmo. Afinal, é preciso aumentar o patrimônio familiar que Mário insiste em dilapidar. Camila, alheia aos movimentos econômicos e cada vez mais absorta em sua relação com o médico Gervásio, nada opina. Em um revés do destino, a fortuna da família acaba. Francisco Teodoro se suicida e todos, mãe e filhos, precisam aprender a lidar com a nova situação social.
Júlia Lopes de Almeida é uma das provas mais eloquentes do grau de distorção e injustiça que o machismo pode provocar na memória literária de um povo. Romancista de grande talento, além de jornalista, era tão consagrada em seu tempo que a davam como presença obrigatória entre os fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1897. Que nada: acabou barrada e viu, numa curiosa manobra compensatória, chamarem seu marido, literato de pouca expressão.

A primeira mulher só entraria na ABL oitenta anos depois, período em que a obra de Júlia caiu num esquecimento que nenhum critério artístico justificava. Para comprovar o crime basta ler este A falência, romance realista magistral que, lançado em 1901, situa nos círculos burgueses cariocas dos primórdios da República o pungente drama de uma família rica que vê sua sorte virar.

Romance / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (21)

ver mais
A falência
A falência
A Falência
A Falência

Similares

(14) ver mais
Ânsia eterna
Memórias de Marta
A falência
As sobras de ontem

Resenhas para A Falência (351)

ver mais
"A vida tem ironias: teria ele sido um tolo?"
on 9/3/24


Além de desenvolver os personagens muito bem, através destes o contexto da época é transmitido de forma envolvente. Gostei bastante desses momentos, quando um personagem passeava pelas ruas e descrevia o dia-a-dia, os lugares, as pessoas. Fiquei surpreso com a facilidade em ler ele, sem duvida foi um dos clássicos brasileiros mais fluídos que li até hoje. Mesmo que a falência esteja no titulo e não seja uma surpresa, Julia mantém o clima de expectativa lá no alto e o interesse (soltan... leia mais

Vídeos A Falência (3)

ver mais
A falência (Júlia Lopes de Almeida) | Vandeir Freire

A falência (Júlia Lopes de Almeida) | Vandeir

A FALÊNCIA, de Júlia Lopes de Almeida - Resenha

A FALÊNCIA, de Júlia Lopes de Almeida - Resen


Estatísticas

Desejam193
Trocam8
Avaliações 3.8 / 2.298
5
ranking 31
31%
4
ranking 45
45%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

17%

83%

Livros de Cabeceiras
cadastrou em:
13/08/2023 10:28:17
Pri Paiva
editou em:
16/11/2023 20:33:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR