200 Crônicas Escolhidas: as melhores de Rubem Braga

200 Crônicas Escolhidas: as melhores de Rubem Braga Rubem Braga




PDF - 200 crônicas escolhidas


A obra de Rubem Braga, escrita durante 62 anos de vida jornalística, não se resume aos livros que publicou. Neles, o “velho Braga” reuniu apenas uma pequena parcela das cerca de 15 mil crônicas que escreveu. Destinadas ao jornal, veículo de consumo imediato e de permanência efêmera, a maior parte de suas crônicas ainda está por ser reunida em livro.
Rubem Braga foi “o primeiro a elevar a crônica ao nível da mais alta categoria literária ”, como o colocaram Antonio Candido e José Aderaldo Castello. Poeta bissexto, Braga foi o primeiro escritor brasileiro a notabilizar-se única e exclusivamente através das crônicas. Seus poemas só foram reunidos em volume em 1980, quando já era um escritor consagrado. Nunca escreveu romances ou contos, e mesmo o livro “Melhores Contos de Rubem Braga” reúne exclusivamente crônicas.
Para chegarem a ser publicadas em livro, as crônicas de Rubem Braga passavam por um criterioso processo de escolha. Só aquelas que considerava realmente as melhores sobreviviam. Essas, por sua vez, eram novamente peneiradas e, melhores das melhores, eram republicadas nas antologias. Primeiro as 50 melhores, depois as 100 e finalmente as 200 Crônicas Escolhidas, livro que reúne, de fato, a parcela mais significativa de sua obra.





200 Crônicas Escolhidas: as melhores de Rubem Braga

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para 200 Crônicas Escolhidas: as melhores de Rubem Braga (41)

ver mais


Excelente livro para amantes das crônicas. Aconselho a leitura descompromissada e não linear das crônicas, de modo que essas tornem-se uma "reflexão de cada dia". Aconselho também a marcação das crônicas lidas, ou assim como eu, perderás o rumo e se sentira incapacitado de continuar a leitura devido desorganização. E por ultimo, recomendo "Um dia com Bebu", sendo esta minha crônica favorita....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR