A formação do conceito de reflexo nos séculos XVII e XVIII

A formação do conceito de reflexo nos séculos XVII e XVIII Georges Canguilhem




PDF - A formação do conceito de reflexo nos séculos XVII e XVIII


Escrito originalmente como tese de doutorado em filosofia, A formação do conceito de reflexo nos séculos XVII e XVIII, de Georges Canguilhem, é um estudo clássico em história das ciências que apresenta de modo exemplar a epistemologia histórica francesa, numa tradição que remonta a Gaston Bachelard e que terá como um de seus sucessores Michel Foucault. Não se reduzindo ao mero resultado de certas descobertas científicas, e recusando à construção da figura do precursor, Canguilhem visita múltiplas fontes e filiações teóricas, explorando o trabalho de dezenas de fisiólogos e filósofos tais como René Descartes, Thomas Willis, Albrecht von Haller, Johan August Unzer, Georg Prochaska, Robert Whytt, entre outros, para demonstrar como o conceito de reflexo se articula a uma complexa história conceitual que se opõe a uma concepção mecanicista de vida herdeira de Descartes.





A formação do conceito de reflexo nos séculos XVII e XVIII

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR