A novela no início do Renascimento

A novela no início do Renascimento Erich Auerbach




PDF - A Novela no Início do Renascimento


Publicado pela primeira vez em 1921, A novela no início do Renascimento marca a estreia de Erich Auerbach (1892-1957) na crítica literária, abrindo caminho para uma obra em que está contemplado todo o arco da literatura ocidental.

Raras vezes a erudição foi vertida numa prosa tão clara e concisa. Privilegiando sobretudo o Decameron de Giovanni Boccaccio, após Dante “juntar novamente mundo e destino”, Auerbach explica o momento em que as narrativas medievais, vinculadas à Bíblia e ao sagrado, dão lugar a uma nova forma de literatura, mostrando homens e mulheres enredados nos acontecimentos, prazeres e dores do mundo terreno.

A comparação não se dá apenas no tempo mas também no espaço. Ao contrastar a novela italiana, de caráter aristocrático, com a francesa que de início a imitou mas tinha origem burguesa, o crítico aponta para o rastilho que levará ao romance do século XIX, matriz da literatura moderna.





A novela no início do Renascimento

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A novela no início do Renascimento (3)

ver mais
Ótimo livro


Eric Auerbach, em sua tese de doutoramento, consagra a tese de que as novelas do início do Renascimento precisam ser entendidas não somente através dos estudos literários, mas também como produtos de seu tempo e espaço social. O que hoje pode soar como uma tese corriqueira - pensar a literatura e um gênero literário específico em seu contexto social - era algo bastante inovador no início do século XX. É uma leitura bastante agradável e interessante de ser feita e com certeza quem já ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR