A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado Friedrich Engels




PDF - A origem da família, da propriedade privada e do Estado


A tribo era a fronteira do homem, tanto para os estranhos quanto para si mesmo: a tribo, a gens e suas instituições eram sagradas e invioláveis, constituíam um poder superior dado pela natureza, ao qual todo indivíduo ficava submetido sem reservas em seus sentimentos, ideias e atos. Por mais imponentes que nos pareçam, os homens de então mal se distinguiam uns dos outros; estavam, como diz Marx, presos ao cordão umbilical da comuniadade primitiva. O poderio dessas comunidades primitivas não poderia deixar de ser destruído e foi destruído. Desfez-se, contudo, por influências que desde o início nos aparecem como uma degradação, uma queda da singela grandeza moral da velha sociedade gentílica.

O texto da atual edição corresponde fielmente à maravilhosa tradução feita por Leandro Konder com pequenas e secundárias atualizações, após a confrontação com a edição em alemão do volume 21 da Marx-Engels Werke.
Esta edição conta também com uma apresentação do prof. Sérgio Lessa e com um texto de Eleanor Burke Leakock originalmente publicado como introdução à edição estadunidense do livro.





A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado (1)

ver mais
A ORIGEM DA FAMÍLIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO ESTADO, de Friederich Engels // cânone feminista

A ORIGEM DA FAMÍLIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO E


Resenhas para A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado (164)

ver mais


A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado deveria ser leitura obrigatória para todos os estudantes de História, infelizmente a grade normalmente a relega a leitura complementar. Engels trata sobre a teoria sociológica do que convencionamos chamar de alicerces da Civilização. Não é de seu interesse esmiuçar significados, a discussão gira em torno da formação, características e desenvolvimento. A explicação sobre a formação gentílica e a refutação da ideia de casament...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR